IDEALIZAÇÃO | O Jornal MARCA foi idealizado e lançado em junho de 2014 visando preencher uma lacuna em Contenda: a carência de informação dos munícipes sobre o próprio município. Até então, jornais da região que circulavam na cidade cobriam de maneira muito rasa os acontecimentos e a política local, por exemplo, e era difícil certas informações chegarem ao público da cidade como deveriam.  Desde o lançamento do Jornal MARCA, inicialmente apenas em versão impressa (veja algumas capas na galeria acima), Contenda passou a contar com um veículo de informação exclusivo, isto é, voltado apenas para o município, pela primeira vez em sua história.

 

IMPRESSO | O periódico impresso circulava quinzenalmente em seu 1.º ano, com notícias sobre a cidade, suas instituições e administração pública, sempre procurando abordar os interesses locais, além de se manter aberto à participação popular, sendo que logo em seguida também passou a ter sua versão online, com este portal, o www.jornalmarca.com.br, e com presença nas redes sociais.

 

Devido às dificuldades inerentes à manutenção de um jornal impresso, negócio que envolve muitos custos, o mesmo passou a ter circulação mensal no seu 2.º ano (2015) e já no seu 5.º ano (2018) passou para bimestral, até que por motivos de força maior (saúde) deixou de circular periodicamente.

 

ALCANCE ONLINE | Sem circulação impressa, o foco passou em ganhar e manter relevância online. Com mais de 15.500 seguidores no Facebook atualmente, por exemplo, as publicações muitas vezes alcançam um número bastante relevante de pessoas, já que, dependendo do gênero, alguns posts e divulgações por si só alcançam regularmente 20, 30, 40 mil pessoas. Há um post recente registrando até mesmo um alcance de 425 mil pessoas enquanto outro, uma divulgação de evento (post orgânico / não pago), registra 308 mil pessoas alcançadas. Estes dois últimos exemplos obviamente são de pico, devido ao engajamento que a rede social proporciona, mas geralmente todas as postagens na página do jornal no Facebook fecham entre 2 e 8 mil pessoas alcançadas, no mínimo.

 

Já este portal, durante o ano de 2022, por exemplo, recebeu um total de 53.471 visitantes e registrou 135.577 visualizações de página, isto é, 135 mil leituras de notícias / matérias na íntegra. Em média, foram 6 mil pessoas acessando o site regularmente, com 11.300 visualizações de página mensais. Em alguns meses o tráfego fica acima da média, como em janeiro de 2023, por exemplo, quando o portal registrou o acesso de 16.314 pessoas e teve 33.668 visualizações de página. Os dados são do Google Analytics.

 

A maior parte deste público é composto por moradores de Contenda e uma parcela considerável é das cidades vizinhas. Os números podem ser modestos quando comparados aos de outros veículos de comunicação da região, melhor estruturados e que contam com equipes para desenvolver seu trabalho, porém são números significativos considerando que o foco, estampando no slogan ‘Nossa cidade, nosso jornal!’ sempre foi exclusivamente Contenda, esse ‘querido torrão’, que atualmente tem cerca de 21 mil habitantes (19 mil, de acordo com o último censo do IBGE).

 

DIVULGAÇÕES | O jornalismo profissional em ‘escala local’ só se mantém graças a seus anunciantes, apoiadores e patrocinadores. Por ter um alcance local e regional relevante, como demonstrado acima, as divulgações costumam ter ótimo resultado e custo-benefício. Para realizar a divulgação da sua marca, empresa, evento ou serviços, entre em contato pelo WhatsApp (41) 9806-3254. Você ainda estará ajudando a manter viva a iniciativa por trás deste jornal.

 

Além das divulgações comerciais pelas páginas do jornal, aliás, há a opção da realização de divulgação em mídia outdoor, com campanhas de curta ou longa duração em pontos estratégicos da região central de Contenda-PR e da Rodovia do Xisto / BR 476. Os pontos podem ser conferidos no link: https://bit.ly/2SpF7xB

 

COLABORADORES | Finalizando, continuam a ser o foco deste jornal os acontecimentos de interesse local e regional.  O objetivo contínuo do MARCA é ser um veículo de informação de referência e tão útil quanto possível para a comunidade contendense e da região, seja em versão impressa ou virtual. Por isso, mais do que nunca, o jornal também está em busca de profissionais colaboradores, tanto para redação, criação e gerenciamento de conteúdo e redes sociais quanto para a área comercial. Se você estuda ou trabalha com comunicação ou ainda conhece alguém que busca uma oportunidade nessa área, entre em contato pelo WhatsApp (41) 99831-9799 para uma conversa!

 

Alexsandro Wojcik, idealizador e jornalista responsável
MTB 9936/PR

Maio de 2023

(Visited 272 times, 1 visits today)