Visitas 114

11.752 vão às urnas nas eleições deste ano em Contenda

Alexsandro Wojcik

Este é o total de eleitores aptos a votarem nas eleições para prefeito e vereadores deste ano, em Contenda: 11.752. O número representa um tímido crescimento em relação ao total do eleitorado que foi às urnas nas eleições municipais de 2012 – na oportunidade, 11.157 votaram. Já nas eleições gerais de 2014, foram 11.326 votantes no município. O eleitorado contendense para o próximo pleito municipal poderia ser maior se 1.479 inscrições com domicílio eleitoral em Contenda não estivessem canceladas. Segundo a Chefe de Cartório da 10ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Lapa, Monica Simão, estes títulos estão cancelados por diversos motivos, o não comparecimento à revisão biométrica é um deles, ausência a três turnos de eleição consecutivos sem justificativa é outro, mas há também casos em que o mesmo foi cancelado devido a óbito, por exemplo. Ainda, outras 90 inscrições estão suspensas, também por diversos motivos, como por exemplo, condenação criminal.

Até o último dia 04 de maio era possível aos eleitores que tiveram suas inscrições canceladas que procurassem a Justiça Eleitoral para regularizarem sua situação, a fim de poder participar das eleições municipais de 2016. Agora, no entanto, com os prazos estourados, os eleitores que estão com suas inscrições canceladas, seja em virtude do não comparecimento à revisão biométrica ou em virtude de outras situações que geram o cancelamento, não poderão votar nas eleições municipais deste ano e deverão aguardar a reabertura do cadastramento nacional de eleitores, a partir de 07 de novembro, para regularizarem suas inscrições para as eleições futuras.

Até 07 de novembro de 2016, enquanto o cadastro estiver fechado, eleitores com inscrição cancelada que necessitarem comprovar quitação eleitoral, deverão procurar a Justiça Eleitoral para que seja analisado o possível fornecimento de certidão circunstanciada, que permite ao interessado a participação em concursos públicos e a emissão de passaporte, por exemplo.

[rev_slider Contenda]
(Visited 18 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Recentes