Visitas 94

25.º Encontro Estadual da Cebola será em Contenda, no ano que vem

Município é um dos maiores produtores do centro sul do Estado

Foto ilustração

Contenda é um dos maiores produtores de cebola do centro sul do Estado. Imagem: divulgação.

No ano que vem o município de Contenda sediará a 25ª edição do Encontro Estadual da Cebola. O evento visa repassar conhecimento e tecnologia para os produtores alcançarem mais produtividade e qualidade na sua produção. Contenda sediou o 10º encontro, no ano de 2000. A previsão para o ano que vem é que pelo menos 600 produtores participem do evento, segundo o vice-prefeito e gerente da Emater, Hamilton Borges de Oliveira. Deverão estar presentes produtores de várias cidades e regiões do Paraná, sendo a maioria do centro sul do Estado.

Recentemente, uma reunião foi realizada entre os integrantes e diretores da Emater, da Secretaria de Agricultura e do Sindicato dos Produtores Rurais para iniciar os trabalhos de formação da comissão organizadora do evento. No próximo dia 14 de outubro a comissão organizadora definirá a agenda do evento, onde serão definidos os conteúdos técnicos a serem apresentados aos produtores e participantes.

Dados

O Paraná é o 5º estado que mais produz cebola no país, com uma participação de 10% da produção nacional. Na safra 2013/2014, o estado contribuiu com um volume de 136 mil toneladas do produto. Ao todo, são quase sete mil produtores de cebola, segundo informações do Departamento de Economia Rural e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Segundo Hamilton, da Emater de Contenda, o município é um dos maiores produtores do centro sul do Estado, senão o maior. A área cultivada com cebola no ano de 2012 em Contenda foi de 700 hectares. Naquele ano, os agricultores colheram, em média, 30 mil quilos por hectare, enquanto a média de produtividade do Paraná foi 19,2 mil quilos por hectare. Estima-se também que aproximadamente 120 agricultores cultivem o tubérculo no município.

Trator e máquina da secretaria de agricultura usadas no plantio direto de cebola pelos pequenos produtores do município.

Trator e máquina da secretaria de agricultura usadas no plantio direto de cebola pelos pequenos produtores do município. Foto: Prefeitura Municipal.

A capital e os municípios da Região Metropolitana são responsáveis por 64% da área plantada de cebola e 60% da produção na safra estadual. As novas máquinas disponíveis no mercado permitem que o plantio seja mais eficiente e a colheita realizada de forma mais ágil, evitando que o produto deteriore no campo.

Da redação

(Visited 3 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Recentes