Visitas 365

‘A Contenda que eu vi’, por Hildemar Cardoso Moreira

internaHildemar Cardoso Moreira, acompanhado por uma das filhas e pelo sobrinho-neto Caetano na foto ao lado, foi o primeiro Secretário do Município de Contenda (02/01/1953 a 05/03/1980), é autor do livro “Contenda: sua história e sua gente”, e co-autor da letra do Hino Municipal.

Alexsandro Wojcik

“No dia 2 de janeiro de 2016 eu completei 63 anos de vivência nesta Contenda abençoada por São João Batista e que me acolheu carinhosamente tornando-me assim seu Cidadão Benemérito.

Eu vi no decorrer desses anos a luta ferrenha dos contendenses para vê-la crescer e se tornar a bela cidade que é hoje. Por isso eu posso dizer, usando a frase do velho índio Timbira criado pelo poeta Antônio Gonçalves Dias: “Eu vi, meninos, eu vi!”

Eu creio que a maioria de seus habitantes nasceram depois daquele memorável dia em que aqui cheguei para assumir a primeira Secretaria Municipal, a convite do saudoso 1º Prefeito Estanislau Szczypior, por isso se torna difícil para essas pessoas imaginar como era a Contenda que eu vi.

Mas eu vi as três ruas do quadro urbano sem qualquer revestimento e sem iluminação; eu vi a Paroquia de São João Batista com apenas uma Capela, e vi o lançamento da “pedra fundamental” da atual Igreja.

sem-titulo-12Eu vi inúmeras carroças estacionadas na Avenida João Franco e nas proximidades da Igreja nos horários de missa, porque era então o veículo de transporte de nossos colonos, tanto para transportar os seus produtos, quanto para passear.

Eu vi a Prefeitura e a Câmara Municipal funcionando em um casarão de madeira que antes era uma residência, por isso a Câmara funcionava em uma dependência em que existia um fogão a lenha que fora coberto com tábuas.

Eu vi a Avenida Eleutério de Souza Padilha servindo de divisa de Contenda com Araucária de forma que residências, lojas e indústrias entre a margem esquerda dessa Avenida e o Rio Izabel Alves, pertenciam ao Município de Araucária e as que estavam situadas em sua margem direita, pertenciam a Contenda.

Eu vi funcionando na casa que abriga hoje o Restaurante Casarão uma Agência da Caixa Econômica gerenciada pelo saudoso Domingos Baggio, e o Studio fotográfico Elite do Fotógrafo, de Aderbal Pavloski.

Eu vi a abertura da Avenida Estanislau Szczypior para dar acesso ao loteamento Jardim Esplanada e o lançamento da pedra fundamental do Colégio Estadual Miguel Franco Filho cuja construção ficou a cargo da Construtora Atenas.

Eu vi o Clube Recreativo 1° de Setembro funcionando em um casarão de madeira sem possuir palco para os músicos, vi também a Delegacia e Exatoria de Rendas Estaduais funcionando em residências de madeira.

Eu vi ser instalado para o domínio da Prefeitura o primeiro gerador de luz elétrica com uma potência de 40 KVA, nos idos de 1977, e vi também a abertura de uma Agência Telefônica e do primeiro Banco (o Bamerindus) sob a gerencia do saudoso Adalberto Marques.

Mas eu vi Contenda ser cognominada “Capital da Batata” porque o trabalho valoroso de seus agricultores conseguiu produzir em sua pequena extensão territorial mais de dois milhões de sacas anuais desse tubérculo.

Eu vi também o esforço de seus Prefeitos e dos Legisladores das diversas épocas para corresponder aos anseios da população que quer a sua cidade dotada, como está hoje, de escolas, colégios, creches, hospital e centros de saúde, e de vias públicas revestidas.

Eu vi todos os desfiles comemorativos da Independência do Brasil, desde aqueles que participavam poucas centenas de estudantes assistidos por algumas dezenas de pessoas até os que se realizam hoje, com milhares de estudantes e outros milhares de assistentes que lotam toda extensão da Avenida João Franco, numa demonstração de civismo.

Eu vi tanta coisa acontecer minha querida Contenda… eu vi teus filhos nascendo e vi teus filhos partindo para as regiões celestiais na marcha das gerações e agradeço a Deus por aportar em teu solo e participar humildemente de tua linda história que hoje festeja os sessenta e cinco anos de emancipação.”

Escrito em 05/11/2016

Sr. Hildemar participando de Desfile Cívico (retrato é do 1.º Prefeito de Contenda, Estanislau Szczypior)

Fotos: reprodução/facebook.

[rev_slider Contenda]
(Visited 116 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Recentes