Vereadora propõe Projeto de Lei que prevê sanções às agências bancárias que negarem atendimento presencial em Contenda

Alexsandro Wojcik

Foto: divulgação

Embora as agências bancárias tenham plataforma digital, ofereçam serviços de caixa eletrônico e internet banking, por exemplo, muitas pessoas ainda têm dificuldades em operar os equipamentos eletrônicos, principalmente se tratando de idosos e moradores do interior. Essa é a justificativa de um Projeto de Lei apresentado e aprovado na Câmara Municipal de Contenda recentemente que prevê sanções às agências bancárias que recusarem ou dificultarem o atendimento presencial alegando haver atendimento eletrônico para a prestação de determinados serviços.

“O Projeto foi proposto após pedidos da própria população, principalmente de pessoas idosas e do interior. Muitas não sabem manipular o caixa eletrônico e as vezes acabam até mesmo pedindo ajuda para estranhos, o que inclusive aumenta o índice de roubos”, comenta a Vereadora Simone Bojano, autora do Projeto. As sanções previstas vão de advertências, pagamento de multas a até mesmo a suspensão e cassação do alvará de funcionamento da agência.

O Projeto de Lei agora segue para ser sancionado pelo Prefeito. As agências bancárias deverão se adequar ao disposto na Lei no prazo de trinta dias após a publicação da mesma. Denúncias relativas a infrações deverão ser feitas na Prefeitura Municipal.