Motoristas que utilizam diariamente a BR 476 têm enfrentado lentidão e filas nos últimos dias no trecho entre Contenda e Araucária devido a obras de melhorias realizadas na rodovia. O tráfego tem fluído no sistema Pare e Siga e o período de espera tem causado alguns transtornos, especialmente para quem se desloca a trabalho – seja com veículo próprio ou de ônibus.
Através de nota, a Via Araucária informou que a malha viária da região passa por revitalizações para trazer mais segurança aos usuários e que mais de dez equipes estão distribuídas em horários diurnos e noturnos, afim de evitar ao máximo os transtornos no tráfego. Em algumas situações, como no trecho entre Contenda e Araucária, no entanto, a concessionária admite que o desconforto causado pelas filas é inevitável, já que por se tratar de pista simples é necessário adotar o sistema Pare e Siga para a realização das intervenções.
A máxima de que “o transtorno passa, a melhoria fica” é perfeitamente aplicável. Alguns usuários da via, no entanto, têm questionado os trabalhos da concessionária e relatado prejuízos com pedriscos soltos na pista, por exemplo. “O asfalto não deveria ser liberado com tanta pedra solta, não sei qual seria a justificativa da concessionária, mas isso não pode continuar”, relata um usuário que teve o para-brisa do carro trincado (fotos) e entrou com um pedido de ressarcimento.
Em caso de prejuízos como o relatado, a Via Araucária informou que pedidos de ressarcimento podem ser abertos através da seguinte página: https://viaaraucaria.com.br/como-solicitar-ressarcimento/. Para fazer uma solicitação, é necessário o envio de um requerimento com cópia das documentações solicitadas. Por fim, a concessionária ressaltou que permanece atenta a possíveis formas de mitigar os transtornos gerados em decorrência das obras e que também está atenta às reclamações dos motoristas.
Para obter informações atualizadas sobre o tráfego, bloqueios e condições da rodovia, a Via Araucária disponibiliza o canal de atendimento 0800 277 0 376, disponível 24 horas.