Fonte: assessoria
Foi aberta na última segunda-feira (9), a Exposição de Presépios no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, um evento que celebra a riqueza cultural e artística dos municípios paranaenses. A cidade de Contenda esteve representada com o presépio confeccionado pelas artesãs Dirlene Aparecida Procópio Punciano, Lisiene Loureiro Pius e Simone Natal de Farias, a qual estiveram no local com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
O diretor de Cultura, Servilho Roque, esteve presente na entrega do presépio e aproveitou para reiterar o interesse do município em continuar apoiando Artesanato da Cidade. “O artesanato é a produção típica de um lugar, um importante produto no mercado turístico que evidencia a cultura e o povo de uma região. Assim como cada destino turístico tem sua paisagem, história e população, isso também acontece com a cultura e a tradição local. Sendo assim, o artesanato pode surfar tranquilamente nas águas da cultura e do turismo”, afirmou Servilho.
O presépio em exposição encantou o público com materiais e técnicas que evidenciam a identidade cultural de Contenda. O Portal foi confeccionado em pinos, com base de MDF forrado com junta de saco de batata. As figuras principais (Jesus, Maria, José e os Reis Magos) foram bordados com muitos detalhes. Animais, árvores e sacos de batata contaram com tecidos artesanais criados com maestria. A Estrela de Belém teve todo um destaque em bordado artístico.
As artesãs de Contenda participam anualmente das Feiras de Natal de Curitiba, realizadas na Praça Osório, com apoio do Departamento de Cultura e Turismo, da Adetur Rotas do Pinhão, e da Cooparte (Cooperativa Social dos Artesãos Empreendedores do Paraná).
Além do presépio, as artesãs Dirlene, Lisiene e Simone estarão expondo e comercializando seus produtos na Feira Especial de Natal, de segunda à sábado, das 10h às 21h, com plantões até o dia 23 de dezembro de 2024.
Os produtos apresentados são resultado do aprendizado no Curso de Empreendedorismo para Artesãos, que qualifica profissionais a desenvolver produtos com identidade histórico-cultural, ambiental e turística.
A exposição também conta com trabalhos de municípios como Adrianópolis, Araucária, Contenda, Campo Magro, Fazenda Rio Grande e Pinhais, promovendo um rico intercâmbio cultural e artístico.