
Fonte / fotos: assessoria
Com o objetivo de mapear a produção de alimentos que podem ser incluídos nos cardápios das escolas municipais de Contenda, membros do Conselho de Alimentação Escolar, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Turismo e também de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, estiveram reunidos na última semana para discutir este tema. O encontro aconteceu com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Contenda e contou com a participação de agricultores familiares do município e do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.
Durante o encontro, a nutricionista Mayara Komine apresentou dados do consumo de hortifrutigranjeiros nas escolas, assim como os alimentos que poderiam ser comprados dos agricultores através da chamada pública. Além disso, ela explicou sobre o processo de compra e venda, a elaboração do projeto de venda e as documentações necessárias para a participação no edital.
A agricultura familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do Brasil, especialmente quando articulada com políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa conexão fortalece tanto a segurança alimentar dos estudantes quanto a economia local das comunidades rurais.




O PNAE, criado para garantir a oferta de alimentação saudável e adequada aos alunos da rede pública de ensino, estabelece que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal aos estados e municípios, devem ser utilizados na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar. Essa medida valoriza o produtor local, estimula a economia regional e promove uma alimentação mais fresca e diversificada nas escolas.
Além do aspecto econômico, essa política pública promove a inclusão social dos pequenos produtores, assegurando a eles um mercado fixo e previsível. Isso contribui para a permanência das famílias no campo, o fortalecimento da agricultura de base ecológica e o respeito à cultura alimentar regional.