
Fonte: assessoria
A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, promoveu na última semana o 1º Seminário de Enfrentamento ao Bullying nas Escolas. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi um momento de diálogo e reflexão para toda a comunidade escolar.
O evento reuniu autoridades do Executivo e Legislativo, Rede de Proteção, conselheiros tutelares, educadores e estudantes, fortalecendo ações de prevenção ao bullying e promovendo uma cultura de respeito, empatia e diversidade nas escolas do município.
A abertura oficial foi realizada pelo prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, que nesta oportunidade enalteceu a inciativa e importância do tema para a comunidade escolar. Silvana Cavalim, secretária de Educação, trouxe ao debate políticas públicas, diretrizes e a legislação vigente sobre bullying, destacando a responsabilidade institucional na promoção de ambientes seguros e respeitosos.




Durante o seminário foram realizadas discussões com profissionais de diferentes áreas da educação e proteção às crianças e adolescentes, os quais debateram sobre prevenção, legislação, práticas pedagógicas e impactos do bullying no ambiente escolar. Professores também compartilharam ações desenvolvidas em suas escolas, mostrando criatividade, sensibilidade e compromisso na construção de ambientes escolares mais acolhedores, empáticos e respeitosos.
No seminário também aconteceram apresentações culturais da Educação Integral da Escola Municipal Professora Vanilda Dzierwa, com o projeto de flauta doce, e da Fanfarra da Escola Municipal Vereador Antônio Borkvski, ambas instruídas pelo professor de musicalização Giovane Casagrande Costa.



O 1º Seminário de Enfrentamento ao Bullying nas Escolas de Contenda teve como referência central o livro “Não é Mimimi: É Bullying”, obra que guiou reflexões e inspirou a construção de atividades em toda a rede municipal de ensino. Professores do 1º ao 5º ano, além das turmas de Pré I e Pré II de diversas instituições desenvolveram trabalhos voltados à prevenção, ao diálogo e à promoção de uma convivência escolar mais saudável.
Outras informações na Secretaria de Educação, que fica na Avenida São João, número 165, ou pelo telefone 3625-2521.













