

Um Decreto (nº 12.686/2025) publicado pelo Governo Federal que institui a chamada “Política Nacional de Educação Inclusiva”, de acordo com a APAE de Contenda/PR, pode fechar escolas especializadas e centros de referência que há décadas garantem acolhimento, ensino e dignidade a milhares de pessoas com deficiência no Paraná e no Brasil.
De acordo com as Federações Estaduais que representam as APAEs, o decreto retira direitos, ignora a individualidade e exclui quem mais precisa, especialmente jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla que não se encaixam no ensino regular.
As escolas especiais defendem que elas complementam o ensino regular e respeitam o ritmo, as necessidades e a história de cada aluno. Uma mobilização pela revogação do Decreto está em curso e uma petição online pode ser assinada para ajudar no movimento.
A APAE Contenda/PR pede para que a comunidade apeana se manifeste pela revogação do mesmo. Para assinar a petição basta acessar o link e preencher com nome completo e um e-mail válido.













