Baleia é encontrada morta na praia de Matinhos

baleia

Foto cedida à Banda B por Fabiano Cardoso.

Os moradores de Matinhos, no litoral do Paraná, levaram um susto na manhã deste sábado (18) ao encontrar na praia uma baleia morta. O animal gigante é da espécie Jubarte e, segundo os moradores, deve medir cerca de 15 metros e pesar mais de 40 toneladas.

A baleia foi encontrada no Balnéario Costa Azul, já em estado de decomposição. O biólogo Fabiano Faria Cardoso, morador de Matinhos, disse que o animal deve ter morrido há dias. “O estado de decomposição está bastante avançado. Ela deve ter morrido há alguns dias e a maré a trouxe para a praia. Pelo menos de forma aparente, não há sinais de alguma agressão”, contou o biólogo à Banda B.

Por volta das 13 horas, um trator da prefeitura começou a recolher o animal. Até o momento, ninguém sabe como a baleia morreu. Os órgãos ambientais também não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.

Os machos da espécie Jubarte costumam medir de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.

É uma espécie protegida desde 1967 e a estimativa é de existam de 30 a 65 mil indivíduos no mundo.

As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas. Os agrupamentos são mais estáveis no verão, quando cooperam entre si para fins alimentares.

Fonte: Banda B

Erro no Revolution Slider: Slider with alias Geral not found.
Maybe you mean: 'topoesquerda' or 'topodireita' or 'Contenda' or 'Região' or 'Policial' or 'Capa'