Dois casos de engasgamento de bebês tiveram finais felizes graças a ações rápidas de guardas municipais, policiais militares e profissionais de saúde nos últimos dias na região. No primeiro caso, ocorrido em Araucária, a Guarda Municipal local e uma enfermeira trabalharam em conjunto para salvar a vida de uma recém-nascida. A situação ocorreu na madrugada de sexta-feira (3), quando a bebê acabou se engasgando, a princípio, com leite materno. Em pânico, a família acionou a Guarda, que se dirigiu ao endereço, no bairro Boqueirão, ao mesmo tempo em que fornecia orientações.
No endereço, os guardas GM Guimarães e GM Cotovicz constaram que a bebê estava visivelmente sem respirar de forma adequada e, sem perder tempo, realizaram manobras iniciais de desengasgo, enquanto encaminhavam a criança ao Pronto Atendimento Geral do Hospital Municipal de Araucária (HMA). Ao chegar ao Pronto Atendimento, a bebê continuava desacordada e com dificuldades para respirar. Ela foi entregue pelos GMs à enfermeira Simone Bojano, que realizou as manobras necessárias e felizmente conseguiu reverter a situação. A rapidez da Guarda e a agilidade da enfermeira foram essenciais para salvar a vida da recém-nascida.
O segundo caso ocorreu no município da Lapa, onde uma bebê de dois meses foi salva graças à ação de dois PMs. A situação ocorreu na tarde do último sábado (04), quando a bebê se afogou também com leite materno. A mãe buscou ajuda de policiais que moram nas proximidades e foi socorrida pela 3º Sargento Sandra e pelo Cabo Matos, que iniciou manobras de desobstrução das vias aéreas, enquanto Sandra preparava rapidamente um veículo para transporte à UPA, onde a bebê chegou chorando, mas já com sinais de respiração normalizada. Uma equipe médica confirmou a estabilidade dos sinais vitais e a criança ficou em observação durante um determinado período, conforme protocolo.
Na data de ontem (07), os pais da pequena Liz foram até o Batalhão de Polícia para agradecer pessoalmente aos policiais que ajudaram a salvá-la.
Com informações de O Popular (Araucária) e Canal da Cidade (Lapa)