
Curitiba e as cidades da região metropolitana têm alcançado, desde 22/12, temperaturas 5º C mais altas que a média para o período, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). Neste mesmo período, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) registrou um aumento de 20% no consumo de água tratada na região.
Em Contenda/PR, neste último final de semana, moradores do bairro Jardim São João e Jardim Itapirubá, por exemplo, relataram falta de água e questionaram o serviço de abastecimento da Sanepar. De acordo com informações divulgadas pela Companhia, o aumento da demanda devido ao calorão exige manobras operacionais e a presença de caminhões-pipa em locais estratégicos, para reforçar a rede em trechos específicos e assegurar o abastecimento de serviços públicos essenciais, como hospitais.

“A semana do Natal, tradicionalmente marcada por maior consumo, coincidiu com temperaturas elevadas, o que ampliou ainda mais a demanda. Além disso, houve redução do fluxo do Rio Miringuava (São José dos Pinhais) pela falta de chuva. A captação, que normalmente é de 1.200 litros por segundo, ficou em torno de 600 litros por segundo, reduzindo momentaneamente a oferta disponível”, explicou o gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso.
USO CONSCIENTE – A Sanepar reforça que, em períodos de calor intenso, o uso racional da água ajuda a manter o sistema equilibrado e acelera a recuperação dos níveis dos reservatórios. A orientação é evitar desperdícios e adiar usos não essenciais, como lavar calçadas e carros, encher piscinas e trocas frequentes.
A Companhia lembra ainda que podem ficar sem água principalmente os clientes que não possuem caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT é que cada residência tenha reservatório de pelo menos 500 litros.
ATENDIMENTO – O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar funciona 24 horas pelo 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br e pelo WhatsApp (41) 99544-0115.













