Candidatos respondem perguntas enviadas por moradores

Nas últimas semanas o Jornal MARCA abriu a possibilidade para os moradores enviarem perguntas a serem respondidas pelos candidatos a Prefeito de Contenda. Durante a coleta das perguntas infelizmente o Jornal teve sua conta de WhatsApp hackeada, o que dificultou e atrasou o processo, bem como o envio das perguntas aos candidatos.

Foram dezenas de perguntas recebidas, algumas das quais ficaram de fora devido ao fato de abordarem as mesmas questões / os mesmos assuntos.

Abaixo você confere a pergunta, o autor (a) da pergunta, e a resposta enviada por cada um dos quatro candidatos e suas equipes, inseridas por ordem de recebimento das respostas.

Não foi estabelecido um limite de caracteres para as respostas, sendo assim os candidatos tiveram liberdade de elaborar respostas extensas, o que resultou em um texto longo.

 1 – Gostaria de saber qual é a proposta de emprego para o município? Para a política de desenvolvimento, pois sabemos que uma das grandes dificuldades do nosso povo é a questão de empregos ou o êxodo para conseguir emprego nas cidades vizinhas.

Pergunta enviada por: Flávio Serapião dos Prazeres Junior

RESPOSTA MOSTARDA: Olá Flávio, quero começar essa resposta dizendo que a geração de renda é a nossa principal bandeira. Por isso, pretendemos aumentar o número de vagas de emprego atuando estrategicamente em várias frentes.

Primeiro, com o incentivo ao comércio local. Vamos regulamentar e fiscalizar a atuação de comerciantes ambulantes. Dessa forma, pretendemos inibir a concorrência desleal que é imposta por esses vendedores.

Vamos diminuir a burocracia para os empresários locais e aumentar o suporte através de investimentos em infraestrutura, para que os gastos possam ser redirecionados à contratação de novos funcionários.

Também queremos tornar nossa cidade mais atrativa a investidores. Por isso, planejamos a construção de uma área industrial. Contenda está localizada numa região logisticamente estratégica, e precisamos explorar esse potencial econômico. Estamos próximos à Curitiba, ao aeroporto e ao porto de Paranaguá, além de contarmos com uma rodovia pedagiada.

Além do crescimento industrial, queremos fortalecer a agropecuária de nossa cidade. Acreditamos que o progresso e o campo caminham juntos, e vamos viabilizar financiamentos e ampliação de tecnologias para esse setor. Nossa ideia é aumentar a produtividade e também as contratações.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Criação do Distrito Industrial de Contenda;

Atrair EMPRESAS E INDÚSTRIAS aumentando a oferta de emprego e renda no Município;

Criar e incentivar Programas de Linhas de Ofícios para possibilitar ao jovem Contendense profissionalizar-se;

Viabilizar cursos profissionalizantes juntos dos Serviços Nacional de Aprendizagem SENAI, SENAC, SESC e outras entidades que possibilitem a formação do jovem;

Criação do COOPJOVEM – Cooperativa de formação profissionalizante para os jovens;

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Já de início iremos reavaliar nosso plano diretor, para que possamos readequar áreas industriais, criaremos leis de incentivo fiscal para a redução de alguns impostos, como o I.S.S , leis para facilitar a aquisição de terrenos industriais, buscaremos parcerias com municípios com grandes pólos industriais para viabilizar que indústrias venham até o município, faremos parcerias com o SENAI, para qualificar nossa mão de obra, claro que não deixaremos de incentivar o comércio e indústrias já existentes em nosso município.

RESPOSTA GRAÇA: Queremos alavancar a geração de empregos, trazendo para o município empresas que, independentemente do tamanho, possam gerar empregos direta e indiretamente. Para trazer essas empresas, vamos oferecer incentivos fiscais e benefícios, além disso, vamos capacitar nossa população, oferecendo cursos e formação para que os cidadãos tenham maiores oportunidades no mercado de trabalho. Sabemos que somos um povo com muita vontade e acima de tudo, trabalhador. Com esses atributos, somados a qualificação da mão de obra, vamos atrair empresários e investidores. Contenda se tornará uma cidade autossustentável, vamos implementar a agroindústria, assim utilizaremos nossa maior matéria prima, que é a produção do campo em conjunto com a indústria, não desperdiçando oportunidades e desenvolvendo ambos os setores.

Para quem quer empreender dentro da cidade, ofereceremos além da sala do empreendedor e do programa empresa fácil, cursos de gestão e inovação de negócios. Vamos aquecer nossa economia local e gerar mais empregos dentro do município, diminuindo o êxodo para além dos limites da cidade. Para os mais jovens ou para quem não possui experiência de trabalho, teremos as feiras de profissões realizadas por pessoas competentes, que indicarão um caminho a ser seguido, tirando dúvidas e dando dicas para a população.

2 – Qual o projeto dos nobres candidatos para o lixo da cidade? E se eles sabem quanto o município gasta com transbordo e armazenagem do mesmo?

Pergunta enviada por: Claudinei Perizzolo

RESPOSTA MOSTARDA: O destino adequado dos resíduos produzidos tem impacto sobre diversas áreas. E não apenas na questão ambiental, que por si só já é muito relevante, mas também nas questões sociais e econômicas.

Por isso, apostamos na parceria com a iniciativa privada para a coleta municipal regular e destinação adequada. E, ainda, queremos ir além. Vamos incentivar programas de coleta independente do lixo reciclável. Dessa forma, transformamos o que era “lixo” em renda para a população, além de contribuirmos para o meio ambiente e saúde geral de nossa cidade.

Com relação aos gastos, nosso plano é tornar o portal da transparência mais completo e acessível à população, para que todos possamos, de fato, saber o quanto e no que Contenda vem gastando o dinheiro público.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Criação do Plano Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

Ampliação da cobertura de COLETA DE LIXO em todos os bairros da cidade e vilas;

Elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos;

Tratamento de Resíduos Sólidos (lixo) com a implantação do Galpão de Triagem e incentivo à cooperativa de catadores;

Gestão Ambiental com despoluição das fontes de águas e mananciais urbanos;

Aquisição de VEÍCULOS PRÓPRIOS COLETORES DE LIXO com recursos próprios e em convênio com os governos estadual e federal.

Reciclagem do lixo orgânico no município realizando compostagem transformando em adubo para ser distribuído as pessoas que serão cadastradas.

Em relação a pagamentos sobre coletas do dia 27/02/2020 à 30/09/2020 foram pagos R$ 315.159,60 (trezentos e quinze mil cento e cinquenta e nove reais e sessenta centavos) conforme consta no portal da transparência no site da Prefeitura Municipal de Contenda.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Iremos intensificar programas de reciclagem do lixo, quanto mais a nossa população se adaptarem a esses programas menos lixo iremos descartar para a coleta comum e vamos direcionar esse lixo reciclado para a coleta específica, assim diminuiremos a quantidade do lixo hoje descartado, hoje temos um contrato de doze meses vigente  que custa aos cofres públicos aproximadamente quinhentos mil reais por estimativa de duzentas toneladas lixo mês, acreditamos que com a conscientização poderemos ter mais dias de coletas com menos toneladas de lixo…

RESPOSTA GRAÇA: O município já possui contrato com 02 (duas) empresas para coleta e transbordo de lixo, elas possuem cronograma de coleta seletiva com a finalidade de recolher os materiais, tanto no perímetro urbano, quanto no perímetro rural. Nosso projeto é aprimorar a coleta de lixo principalmente na área rural, incluindo mais caçambas de lixo reciclável para evitar um maior deslocamento dos moradores. Em relação ao lixo orgânico, pretendemos incentivar a transformação do mesmo em adubo.

Queremos incluir programas sobre reciclagem e transformação de lixo orgânico nas escolas do município, para que as famílias cuidem melhor do seu lixo e assim colaborem com o todo.

Através do Portal da Transparência, tivemos acesso ao valor da manutenção da coleta de lixo, para mais informações sobre valores basta acessar o site da Prefeitura. Sobre transbordo não há dados, pois Contenda não possui aterro sanitário, sendo assim não encontramos informações sobre gastos com transbordo e armazenagem.

3 – Algum destes candidatos tem planos para estender os ensinos de cursos em Contenda? Ensino superior e ensino técnico. Para que o povo não precise mandar os filhos para estudar em outra cidade?

Pergunta enviada por: Selma Costa

RESPOSTA MOSTARDA: Obrigado pela pergunta Selma. Temos algumas propostas que podem te interessar.

Primeiro, queremos buscar parcerias para que instituições de ensino superior se instalem na cidade, não apenas como base para o Ensino à Distância, mas também para a realização de aulas presenciais. Nesse sentido, vamos priorizar cursos voltados à administração, educação, saúde, ciências agrárias e cursos técnicos que atendam à demanda econômica local. Assim, queremos estimular que o jovem não interrompa sua formação após o ensino médio.

Para os estudantes que já estiverem cursando o ensino superior em outras cidades, vamos viabilizar postos de estágio junto à prefeitura e à iniciativa privada. Queremos mostrar que nossa cidade é um local de acolhimento e de trabalho após a formação, pois não queremos que profissionais qualificados deixem Contenda por falta de oportunidades. Além disso, sabemos que o deslocamento até as universidades pode ter um custo elevado. Por isso, vamos oferecer transporte aos universitários, para que tenham conforto e segurança no deslocamento, sem comprometer a renda familiar.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Esse é um assunto que vamos discutir com o governo do estado para encontrarmos uma solução pois nossa cidade hoje ainda não oferece condições para isso. Buscar formas de solucionar o problema tenham certeza que vamos buscar ajuda com  nossos deputados estaduais, federais e senador que nos apoiam para viabilizarmos uma educação com melhor qualidade para nossos alunos.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Para essa questão vamos viabilizar convênios com universidades para a implantação de pólos universitários em nosso município, faremos convênios com SENAI para cursos técnicos, vamos recorrer a secretaria de educação do Estado para vermos a possibilidade de implantação de uma escola técnica agrícola em nosso município. 

RESPOSTA GRAÇA: A proposta referente ao ensino técnico é a promoção de cursos de formação e capacitação técnica, tais como solda, marcenaria, elétrica, construção civil e outros. E o fortalecimento de parcerias com o SENAR, SENAI, SENAC E SESC para o desenvolvimento de cursos de capacitação.

Em relação ao ensino superior, já buscamos apoio com a Universidade privada que recentemente chegou ao nosso município, promovendo a graduação, pós-graduação e ensino técnico para toda a população, com polos EAD (Educação a distância) instituídos dentro de Contenda, assim não é necessário que o aluno se desloque para outra cidade para estudar. Porém, já na educação de jovens, iremos ofertar feira de profissões aos alunos, para desde cedo incentivar a capacitação dos mesmos.

Com essas propostas queremos fortalecer nossa educação e promover a capacitação da população, e consequentemente proporcionaremos geração de emprego ao município.

4 – As castrações de cachorros pela Prefeitura vão continuar?

Pergunta enviada por: Ivana Piel

RESPOSTA MOSTARDA: Olá Ivana, nós pretendemos criar o CeVet, um Centro Veterinário Popular. Através dele, vamos viabilizar a castração, vacinação e desverminação de cães e gatos. Teremos médico veterinário e estagiários da área. O serviço será oferecido para o controle da população de animais de rua e também para famílias que não possuam condição financeira de oferecer cuidados veterinários básicos aos seus animais.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: A população canina em nossa cidade é grande. Muitos desses animais infelizmente vivem abandonados nas ruas e assim aumentam constantemente.  Precisamos ter mecanismos para ir sanando essa questão. Vamos buscar parcerias, continuar com a castração canina e melhorando assim a vida desses animais de rua.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Sim, daremos uma atenção especial quanto a essa questão, iremos viabilizar convênios com universidades que possuem cursos de medicina veterinária para que possamos fazer mutirões para castrações, também a casa do agricultor que iremos criar terá um veterinário a disposição.

RESPOSTA GRAÇA: Sim. Pretendemos criar um programa em conjunto com os Agentes de Saúde, que consistirá em uma pesquisa de campo com a população. Nessa pesquisa iremos colher informações e ofertar castração gratuita aos interessados na mesma.

5 – O que irão fazer para melhoria da situação dos animais de rua e animais em situação de maus tratos?

Pergunta enviada por: Gabrielle Barcelos da Silva

RESPOSTA MOSTARDA: Obrigado pela pergunta Gabrielle!!  Eu e minha família temos um carinho e preocupação especial com os animais, principalmente os que vivem nas ruas. Por isso, pretendemos criar o CeVet, um Centro Veterinário Popular, no qual vamos realizar a castração, vacinação e desverminação de cães e gatos da rua. Além disso, vamos estabelecer parcerias com ONGs de confiança, para que possamos viabilizar processos de adoção responsável.

Já com relação aos animais em situação de maus tratos, ficamos muito felizes em saber que agora temos uma legislação mais severa nesse sentido. Assim, atuaremos com firmeza para que a “Lei Sansão” seja aplicada com rigor em nossa cidade. E vamos garantir que os animais resgatados recebam assistência veterinária adequada e sejam encaminhados para lares de amor e responsabilidade.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Temos que fazer parcerias e também programa próprio para realizarmos as castrações, criar programas e feira de adoções em conjunto com ONGs e outros setores para darmos um lar para esses animais.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Sabemos que maus tratos a animais é crime, iremos intensificar a fiscalização para inibir esse tipo de situação, faremos convênios com ONGs para amenizar a situação de animais em situações de rua, assim como faremos castrações para evitar a proliferação desses animais…

RESPOSTA GRAÇA: Pretendemos promover feiras para o incentivo a adoção dos animais de rua, porém, o interessado em acolher o animal, passará por um processo de avaliação, a fim de medir se o mesmo tem condições de cuidar do animal e atestar que não haverá um abandono afetivo. Em relação a situações de maus tratos, vamos cumprir à risca a lei de Crimes Ambientais 9.605/98, no artigo 32, que pune atos de maus-tratos contra animais:

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Recentemente foi sancionada a lei com uma pena maior, chegando até 5 anos, para maus-tratos contra cães ou gatos.

6 – Qual a proposta para finalização do asfalto do Loteamento São João?

Pergunta enviada por: Élida Alves

RESPOSTA MOSTARDA: Assumindo a gestão municipal, pretendemos rever os contratos referentes ao plano de pavimentação no Loteamento São João. Dessa forma, vamos entender com maior clareza quais trechos estavam previstos, e quais foram ou não finalizados. A partir daí, nossa proposta é garantir a pavimentação dos pontos de maior necessidade para a comunidade local.

Contamos com apoio do Governador Ratinho Jr, além de inúmeros Deputados Estaduais e Federais. Por isso, temos força para a reivindicação de verbas a serem aplicadas na infraestrutura de nossa cidade.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Foram feitas novas licitações para término dessas obras. Vamos rever tudo isso e cobrar ações para finalizar essas vias que se encontram inacabadas.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Indiferente qual gestão inicia a obra cabe a mim enquanto Prefeita dar continuidade, iremos ampliar o programa de pavimentação em ruas e vias urbanas assim com estradas de acesso às comunidades do interior..

RESPOSTA GRAÇA: Oi Élida, boa parte do Loteamento São João já foi asfaltada, iremos continuar com o projeto e vamos finalizá-lo. Nosso intuito é continuar e aumentar o programa de pavimentação, seja com recursos próprios ou com a busca em outras esferas, traçando também outros projetos, com a finalidade de um grande desenvolvimento urbano e de infraestrutura no nosso município.

7 – Qual a proposta para regularização da entrega de correspondências pelos correios no Loteamento São João?

Pergunta enviada por: Élida Alves

RESPOSTA MOSTARDA: Como gestores municipais, nos colocaremos à disposição para reivindicar, frente à instituição federal, a regularização do processo de entrega de correspondências naqueles locais em que o acesso for viável.

Além disso, vamos buscar a regulamentação dos logradouros da região e facilitar o acesso dos entregadores através da infraestrutura adequada das vias públicas.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Os problemas não são só em relação ao Loteamento São João. Temos outras localidades que também são carentes desse beneficio. Se eleito formos vamos buscar contato com a agencia dos Correios através do setor competente do município para a solução desse problema bem como a colocação de placas indicativas nos locais que ainda não tem. Algumas placas inclusive já se encontram prontas mas estão no almoxarifado da prefeitura deixando assim de cumprir o bem para a qual foram destinadas.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: De início iremos identificar todas as ruas e vias denominadas de nosso município para facilitar o reconhecimento dos correios, e cabe ao poder público cobrar da empresa responsável que esse atendimento seja oferecido de forma igualitária a todas áreas com denominação de rua e vias.

RESPOSTA GRAÇA: Nossa proposta é regularizar o quanto antes essa situação, para isso, faremos um ofício e enviaremos para a central dos Correios, solicitando para eles um estudo de viabilidade de entrega domiciliar nessa região e em todas as outras que necessitarem. Infelizmente, esse estudo e a viabilização fica por conta deles e não da prefeitura, mas vamos insistir para que isso aconteça sim.

8 – Como agirá para melhorar o transporte público da cidade?

Pergunta enviada por: Élida Alves

RESPOSTA MOSTARDA: Com relação ao transporte público, enfrentamos dificuldades ao depender das redes integradas com cidades próximas. Por isso, vamos utilizar do apoio e força que temos perante os Governos Estadual e Federal para conquistar a diminuição das tarifas e ampliação da integração regional.

No deslocamento interno, gostaríamos de estabelecer uma linha urbana de transporte, com preço acessível, que funcionaria em horários estratégicos, comunicando a população entre os bairros e o centro.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: O transporte público é gerenciado pelo governo estadual através da COMEC e é lá que vamos buscar as soluções para esse problema já que nossa cidade faz parte do conselho municipal do transporte coletivo. Infelizmente até agora nosso representante pouco ou nada fez.  Como vereador infelizmente não pudemos fazer muito mas como prefeito se acaso formos eleitos vamos discutir isso com a entidade responsável e com a parte mais interessada: a população.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Iremos buscar junto a COMEC para que seja incluído nos horários de pico maior número de linhas, também iremos buscar uma forma de aumentar os subsídios para que possamos reduzir a tarifa da passagem, buscaremos formas de implantar linhas urbanas que sejam interligadas com o transporte metropolitano.

RESPOSTA GRAÇA: As linhas de ônibus são de responsabilidade de empresas terceirizadas, as quais são de responsabilidade da COMEC (Coordenação da região metropolitana de Curitiba) sendo um órgão do Governo do Paraná.

Pretendemos buscar verbas junto ao Governo do Estado, para então promover licitações com empresas terceirizadas de ônibus, para que assim possamos aumentar a frota e a área de atuação do transporte público em nosso município.

9 – Qual a pauta ambiental para o município?

Pergunta enviada por: Élida Alves

RESPOSTA MOSTARDA: Nossa maior preocupação em relação ao meio ambiente está relacionada à degradação ambiental clandestina. Queremos estimular o progresso industrial e agropecuário com responsabilidade e dentro das normas ambientais estabelecidas. Também pretendemos determinar áreas de conservação ambiental, para preservar nossa fauna e flora local.

Outra grande preocupação são os focos de incêndio causados pelo homem, frequentes até mesmo na área urbana. No campo, vamos atuar através do apoio ao produtor com disponibilização de maquinário, desestimulando a utilização do fogo na limpeza de terrenos. Na área urbana, vamos facilitar o contato para denúncias, fortalecer a fiscalização e capacitar a Defesa Civil para a atuação em situações emergenciais, visto que os focos de incêndio, principalmente em períodos de seca, colocam toda a comunidade em risco. 

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Sempre cobrei ações do executivo municipal no sentido de preservação do meio ambiente e das nossas nascentes. Como gestor público vamos mudar a forma de cuidar do meio ambiente criando politicas públicas para isso.

Exemplo:

Criação do Plano Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

Ampliação da cobertura de COLETA DE LIXO em todos os bairros da cidade e vilas;

Programa CIDADE VERDE: plantio de árvores nas ruas e terrenos particulares.

Fortalecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

Fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente;

Criação do Congresso Municipal de Meio Ambiente;

Criação do Plano Ambiental do Município de Contenda, possibilitar parcerias com entidades.

Existe até um recurso que nosso município recebe do governo do estado através de repasse e com ele vamos buscar formas de cuidar mais do nosso meio ambiente criando mecanismos para isso.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Faremos programas de conscientização com os munícipes desde a educação escolar aos moradores incluindo a área rural, buscaremos ao órgão competente para que seja implantado o saneamento básico nas áreas urbanas num todo assim evitando que dejetos sejam lançados aos rios, vamos intensificar a fiscalização em empresas para que seja seguido as normas ambientais, faremos programas de arborização em áreas públicas e incentivar proprietários de áreas privadas.

RESPOSTA GRAÇA: Sabemos a importância do meio ambiente e em nossa gestão iremos nos dedicar a essa pauta. Temos várias propostas em nosso plano de governo para evitar a degradação do meio e conscientizar as pessoas da importância de preservá-lo, começando desde as crianças até a população adulta.

Vamos promover campanhas para a separação correta dos resíduos, promover e incentivar a recuperação de áreas degradadas e dos rios urbanos, incentivar a modalidade do plantio direto, visto que que ele dispõe de diversos benefícios para o meio ambiente. Vamos também fortalecer a associação de reciclagem (ACMRC), capacitando as pessoas envolvidas para que possam transformar os resíduos em matéria prima novamente, podendo futuramente vender esses produtos e gerar renda. Por último, a criação do programa “RECICLAR FAZ BEM” com o objetivo de trocar os recicláveis por alimentos não perecíveis nos bairros mais necessitados.

10 – E a pergunta mais decisiva para o meu voto e o voto de toda minha família: o candidato apoia a forma como o Governo Federal tem administrado o país?

Pergunta enviada por: Élida Alves

RESPOSTA MOSTARDA: Nós consideramos que nenhuma gestão possui aprovação unânime. Bem como acreditamos na importância do senso crítico ao avaliar as condutas tomadas pelos respectivos gestores.

Não sabemos qual é a realidade dos cargos públicos mais altos, mas sabemos que a maior parte das decisões é tomada em várias instâncias, o que envolve diversas pessoas eleitas pela população.

Desta forma, tentamos valorizar e gratificar todas as decisões tomadas pelo Governo Federal que tenham trazido benefícios ao povo brasileiro, sem, no entanto, deixar de reconhecer as condutas possivelmente contestáveis.

Acreditamos que, passado o período das eleições, o gestor escolhido representa toda a população. Assim, todo cidadão tem o dever de apoiar o governo eleito, bem como tem o direito de fazer as cobranças necessárias para o progresso do país. Esta é, para nós, a face mais importante da democracia.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Aqui não discuto a questão do governo federal, pois para isso temos nossos deputados federais que fazem parte da base do governo federal e senadores que estão em Brasília e podem contribuir para cobrança de postura e ações do chefe do poder executivo nacional.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Não, infelizmente assim como eu acredito que mais brasileiros estão decepcionados com a forma que nosso país vem sendo administrado, no meu ponto de vista nosso presidente deveria intensificar melhorias em áreas de maiores importância às classes menos favorecidas, como a saúde, geração de emprego e renda, meio ambiente e incentivo fiscal nesse momento tão delicado, hoje vemos nosso presidente reduzindo impostos sobre a comercialização de vídeo games, acredito que essa não será a saída para a crise financeira…. claro respeito opiniões contrárias.

RESPOSTA GRAÇA: Essa é uma pergunta que deve ser respondida de forma técnica, sem levar em conta um viés ideológico. Diante disso, apoiamos os pontos positivos e criticamos o que não está caminhando de maneira correta.

O governo Bolsonaro tem várias falhas de comunicação, ficou evidente em vários pontos, em que algum membro do governo dizia algo publicamente e o presidente dava uma declaração oposta. Também ficou claro que a família, principalmente seus filhos, tem uma influência enorme no mandato, em que várias vezes prejudicou a maneira como o presidente conduziu certos assuntos. A pandemia não colaborou para o crescimento do país, fato global visto que o PIB mundial despencou nos últimos meses e infelizmente, perdemos muitas vidas inocentes. Inclusive, um ponto negativo do governo foi com o Ministério da Saúde, com várias trocas e na falha tentativa de conciliar a questão econômica e a sanitária. Não podemos deixar de criticar o ministério do meio ambiente, que demonstrou o descaso com os nossos biomas, pouco se importando com o ambiente, fauna e flora, sem sequer ser criticado ou demitido pelo presidente. Como professora, fico descontente com a situação da educação, visto que tivemos várias trocas de ministros, que mostraram não ter o conhecimento técnico e eficiência para conduzir a pasta.

Entretanto, temos que ressaltar e apoiar os pontos positivos, visto que tivemos várias mudanças importantes que no curto, médio e longo prazo, fornecerão condições para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Primeiramente, destacar o excelente trabalho do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas (infraestrutura), que vem conduzindo e inaugurando obras que há anos estavam paradas e que prejudicavam o desenvolvimento e deslocamento, principalmente dos motoristas que alimentam a população, o agronegócio e a indústria brasileira. Antes da pandemia, conduzida pelo Ministro Paulo Guedes, nossa economia deu fortes sinais de recuperação, com recordes na bolsa de valores, queda brusca na taxa de juros, programas de privatizações que começam a sair do papel, leilões para diminuir os gastos públicos e atrair investidores, entre outros projetos que visam a geração de empregos e desenvolvimento econômico e humano.

Por último, deixamos claro que sempre torcemos para que o governo, seja ele qual for, faça o melhor possível para a população.

11 – Gostaria de saber dos candidatos a Prefeito como fica nossa PR 510 especialmente aqui na Vila Olaria em relação ao asfalto. Qual a porcentagem de chance de ganharmos asfalto?

Pergunta enviada por: Roseli Schafhauser

RESPOSTA MOSTARDA: Roseli, sabemos do transtorno que a população da região enfrenta. Como se trata de uma via estadual, vamos usar da nossa força e apoio para lutar e trazer asfalto para vocês.

Temos o total apoio do nosso Governador Ratinho Jr, e também de diversos deputados estaduais e federais. Por isso, temos convicção de que vamos trazer essa conquista para Contenda. 

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Temos um grande problema em relação a essa PR. Recentemente foi feito um trecho de via municipal que dá acesso a referida PR o que acabou não beneficiando outro trecho e assim algumas famílias ficaram sem o benefício e assim tem que conviver com o problema. Vamos convocar o governo do estado para vir até nossa cidade em uma audiência publica para falar com os moradores da localidade e buscar uma solução para o problema.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Essa é uma das principais bandeiras de nosso governo, vou lutar incansavelmente para que o governo de Estado venha a pavimentar tanto a PR 510 como a 511 que cortam nosso município, haja visto que é de responsabilidade do Estado, com o crescimento de tráfego por veículos nessas rodovias passou a ser também um problema de saúde pública devido ao pó.

RESPOSTA GRAÇA: Sabemos que o asfalto é muito necessário na Vila Olaria, a situação atual com buracos, desníveis, muito pó e acúmulo de água, gera desconforto aos moradores e aos que utilizam a estrada. Porém, a PR-510 é uma estrada de responsabilidade do Governo do Paraná, portanto, se formos eleitos iremos atrás dos nossos deputados estaduais para conseguir solucionar esse problema. Vamos buscar junto ao governo estadual uma forma de solucionar essa questão da melhor forma possível, pois sabemos a importância dessa PR dentro do nosso município e com dedicação e trabalho, temos grandes chances de conseguir esse asfalto na região.

12 – Qual será o projeto principal? Algo inovador para o município!

Pergunta enviada por: João Carlos Ferreira

RESPOSTA MOSTARDA: João Carlos, temos muitas ideias inovadoras!! Mas, se tivermos que escolher apenas uma, seria o nosso projeto para o aumento do número de emprego em Contenda. Para isso, vamos estimular o comércio e agropecuária local, além de criar uma área industrial estruturada em nossa cidade.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Vamos buscar formas para melhorar a segurança pública e uma forma disso é ver a criação da nossa guarda municipal, melhorando a segurança, implantando câmeras de segurança através de parcerias e também com Ministério da Justiça e Segurança Pública buscando ainda a criação de convênios para nossa segurança pública a qual vemos hoje em dia com precariedade.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Temos vários projetos de suma importância para o nosso município, mas destaco o projeto de industrializar e assim gerar empregos e renda para nossos munícipes, iremos reavaliar nosso plano diretor para que seja feito uma adequação de áreas industriais e criaremos leis de incentivo fiscal para podermos atrair indústrias.

RESPOSTA GRAÇA: Possuímos vários projetos que consideramos importantes para o município, sempre com responsabilidade e com propostas que são possíveis de serem cumpridas.

Nossa maior preocupação agora é a geração de empregos e desenvolvimento econômico. Vamos capacitar a população e atrair empresas e indústrias para nosso município, aumentando a geração de renda da nossa população. O homem do campo será valorizado, com todo o apoio e suporte que merece. Vamos dar atenção para a saúde e educação, algo que sempre deve ser valorizado e melhorado, assim como o saneamento básico.

A segurança pública, o esporte e o bem-estar também serão pontos chaves da nossa gestão. Como algo inovador, faremos um complexo parque em um espaço de propriedade da prefeitura já existente nas redondezas do Ginásio Poliesportivo Dr. Adhelmar Sicuro, oferecendo lazer, feiras de produtores e culturais, atividades esportivas completas, incentivando o comércio local e o desenvolvimento humano e econômico.

13 – Gostaria de saber por que liberam construção de condomínio sem saneamento básico? Pois estamos vivendo uma situação precária, já moro aqui há 5 anos, quando comprei a construtora me falou que a rede de esgoto não iria demorar para passar, mas infelizmente até agora nada. Eu já estou pensando em fechar a casa e alugar outra que tenha rede de esgoto porque aqui não tem mais condições, não podemos nem tomar banho. Quero saber dos candidatos o que eles têm de solução para isso?

Pergunta enviada por: Maria da Luz Batista Kmiecik Vicente

RESPOSTA MOSTARDA: Maria, é papel dos órgãos públicos a liberação e fiscalização dos empreendimentos imobiliários, para garantir que as construções contemplem em seu projeto e execução a estrutura necessária para conduzir o sistema hidrossanitário.

Nossa proposta é atuar no fortalecimento da fiscalização e garantir o cumprimento das normas legais durante os processos de liberação de empreendimentos.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Realmente é um problema grave o qual os moradores tem que conviver diariamente com o problema. Isso não é só uma questão do local onde você mora. Conheço o problema de vocês e sei que sofrem muito com isso. Temos um condomínio no Loteamento São João com os mesmos problemas. O chefe do executivo tem que tomar providencias em relação a isso e buscar resolver a situação e tomar medidas para evitar que problemas futuros venham a ocorrer em relação a isso. Esses condomínios são dotados de fossa séptica o que não resolve. Para isso é necessário a implantação de galerias de rede de esgoto para evitar esses problemas já que o município não é responsável pela limpeza das fossas sendo essa responsabilidade do condomínio. Mesmo assim vamos procurar ver com os órgãos responsáveis formas de resolver isso da melhor maneira para evitar problemas aos moradores.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: No nosso governo iremos buscar junto ao órgão competente para que seja feito um programa de saneamento básico com o objetivo de atender todos os bairros e vilas de nosso município, isso é uma questão de saúde pública e ambiental, iremos rever licenças e alvarás e vamos cobrar posições de empresas responsáveis.

RESPOSTA GRAÇA: Olá Maria, nossa proposta é fazer um levantamento real nos bairros sobre a necessidade da rede de esgoto, assim podemos ter uma noção maior e planejamento adequado. O responsável pela rede de esgoto é a SANEPAR, porém a prefeitura trabalha em parceria com eles e queremos que toda a população tenha acesso ao sistema de Esgotamento Sanitário, de forma a proteção do meio ambiente e de forma adequada a saúde pública. Quando não há rede pública de esgoto na via do imóvel, incentivamos o uso do sistema individualizado de tratamento, a fossa séptica e poço morto.

14 – Quero saber se Contenda vai olhar para os nossos agricultores e continuar as obras que ficaram paradas e trazer mais indústria para a nossa cidade?

Pergunta enviada por: Joair do Rocio Soares

RESPOSTA MOSTARDA: Vamos sim Joair! Inclusive, como já comentamos, essa é a nossa principal bandeira: o emprego. Queremos trazer progresso e tecnologia, para o campo e para a cidade. No campo, queremos construir um terminal de calcário, melhorar as estradas, disponibilizar maquinário para o pequeno produtor e facilitar os financiamentos. Na cidade, queremos apoiar o comércio e empresas locais, através da regulamentação da concorrência dos vendedores ambulantes e diminuição da burocracia. Além de tudo isso, queremos construir uma área industrial bem estruturada, para tornar nossa cidade mais atrativa para investidores e indústrias. 

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: A agricultura no município de Contenda se ressente pela falta de POLÍTICAS PÚBLICAS sérias, que venham de fato criar condições de sobrevivência ao pequeno agricultor, já que a agricultura tendo incentivo também pode se tornar forte e a maior potência na base da economia do nosso município.

Garantir assistência e recuperação das estradas, pontes e bueiros na zona rural.

Vamos realizar também a elaboração e aprovação do plano municipal de desenvolvimento rural de contenda.

Respeito por você agricultor, é pensar em politicas publicas que melhorem suas condições de trabalho.

Vamos ainda implantar nosso parque industrial e assim criar vagas de empregos fortalecendo nossa economia e gerando rendas. Para isso vamos trazer cursos de qualificação profissional preparando o cidadão contendense para mercado de trabalho.

Vamos rever o que aconteceu com as obras paradas, tomar ciência dos reais motivos e dentro da normalidade retomar o que for de competência do município já que por outras obras que não sejam de competência municipal não podemos intervir, a não ser emitindo opiniões e solicitando atenção para isso respeitando as legislações municipais, estaduais e federais e o plano diretor municipal.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Como prefeita vou criar a casa do agricultor, onde daremos toda a assistência necessária aos agricultores com técnicos, veterinário, engenheiro agrônomo desde o plantio a comercialização de seus produtos. Indiferente quem comece uma obra pública, com toda a certeza que iremos concluir. Industrializar nosso município é uma das minhas principais bandeiras, lutarei incansavelmente para que isso aconteça.

RESPOSTA GRAÇA: Vamos sim, sou com muito orgulho mulher de agricultor, e vamos apoiar os agricultores e pecuaristas do nosso município. Iremos promover palestras com apoio de órgãos competentes no setor agrícola, trazendo novidades e inovações para os nossos produtores.

Vamos também adquirir e fazer a manutenção de implementos agrícolas para fortalecer o homem do campo e melhorar a produtividade, sempre orientando e capacitando os agricultores. Entre tantas outras propostas, iremos finalizar as obras que já começaram no nosso município, readequando e melhorando também as estradas rurais e pavimentando pontos críticos de Contenda.

Com relação as indústrias, temos projetos reais para atrair os empresários e investidores. Queremos capacitar nossa população com cursos técnicos e de formação, assim viabilizamos a vinda de industrias e ofertamos oportunidades de trabalho para nossa população. Temos como objetivo aquecer nossa economia, evitando o êxodo dos trabalhadores para outras cidades da região.

15 – Irão fazer algo pelo bairro Lagoa das Almas? Sou moradora recente aqui, vim de Curitiba e não consigo me acostumar com a situação precária que é essa região. As ruas são estradas de ponta a ponta; se precisa de um ônibus, é necessário andar basicamente 05 km até o ponto. Não há internet, não há ônibus, não há basicamente nada aqui. Há muitas pessoas que moram aqui e geram renda ao município, deveriam ser mais assistidas, ao invés desse abandono total que é essa região. Lagos das Almas é um local abandonado totalmente, como se não fizesse parte do município de Contenda.

Pergunta enviada por: Edna Ferrari

RESPOSTA MOSTARDA: Olá Edna, nosso projeto para as regiões mais distantes do centro envolve o investimento na melhoria das estradas e estímulo ao progresso tecnológico, tanto para as áreas de trabalho no campo, quanto para as áreas domésticas. Por isso, pretendemos lutar para a ampliação das redes de telefonia no território municipal. Lagoa das Almas merece nossa atenção e apoio, para que os moradores da região se sintam acolhidos pela prefeitura.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Concordo com esse seu pensamento. Temos outras localidades que sofrem com esses mesmos problemas. Através da nossa gestão participativa vamos estar realizando audiências com cada localidade para ver as necessidades e anseios dos moradores e em conjunto buscar solucionar as questões levantadas.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Como está no plano de governo, daremos sim uma atenção especial a essa localidade, iremos implantar uma unidade de saúde, bem como daremos atenção a toda a infraestrutura que essa região necessita.

RESPOSTA GRAÇA: Olá Edna! Entendemos e se solidarizamos com a sua situação. Temos o projeto de criar em diferentes localidades do município Líderes Regionais, com o intuito dos líderes discutirem com a população e repassarem as necessidades dela para a prefeitura, participando ativamente na formulação e acompanhamento das políticas públicas.

Assim, teremos a ciência das reais necessidades dos bairros e dos moradores que residem neles, podendo aplicar projetos que iram realmente beneficiar a população. Além disso, a consequência desse contato direto com a população, é uma maior transparência aos atos públicos praticados.

Em relação a frota de ônibus, atualmente não temos estrutura para adquirir uma frota exclusiva do município para atender todas as regiões, as linhas de ônibus que circulam por aqui são de outras cidades. Quem é responsável por essas frotas é a COMEC (Coordenação da região metropolitana de Curitiba), a qual é um órgão do Governo do Paraná.

Queremos trabalhar e implementar projetos que possam promover um desenvolvimento da cidade, para em um futuro próximo adquirir uma frota, mas não iremos deixar de ajuda-los até isso acontecer. Portanto, pretendemos buscar verbas junto ao Governo do Estado, para então promover licitações com empresas terceirizadas de ônibus para que assim possamos aumentar a frota e incluir linhas de ônibus no interior do município.

16 – Gostaria de saber se a Prefeitura vai continuar sendo um banco de empregos, os famosos cargos de confiança. E o que vão fazer para não ter tantos funcionários sugando salários enormes, enquanto que os concursados de carreira ganham salário inferior exercendo a mesma função?

Pergunta enviada por: Maria de Souza

RESPOSTA MOSTARDA: Boa pergunta Maria. Não podemos permitir que a prefeitura seja o principal contratante de nossa cidade. E, pelo menos da nossa parte, a ideia é, primeiro, avaliar todo o quadro de funcionários concursados, garantindo a sua valorização, e, só depois definir a real demanda de novos cargos. Feito isso, prezamos pela competência dos profissionais a serem escolhidos. Precisamos de profissionais qualificados nas respectivas áreas. Pessoas que tenham vontade de trabalhar e façam valer o seu tempo. Queremos ter certeza de que as nossas equipes irão representar um bom investimento do dinheiro público, e não um favor a alguém.

RESPOSTA SILVIO ESPINOLA: Em minhas falas tenho sempre falado que precisamos passar o município a limpo. Para isso a minha primeira ação será fazer uma auditoria pública para saber como está a situação do município. Também nunca concordei com essa questão de tantos cargos comissionados. Sempre cobrei do executivo o preenchimento das vagas através de concurso público. E tenham certeza que vamos trabalhar em cima disso.

O cidadão contendense jamais verá membros de minha família ocupando cargos públicos. O exemplo tem que vir de casa e é isso que farei. Temos que ter cargos técnicos sendo ocupados por profissionais capacitados e concursados sendo inclusive isso uma determinação do próprio ministério público o que infelizmente até a presente data não foi tomada essas medidas pela atual administração. Tenham certeza. Isso eu farei.

Inclusive fui autor de um projeto de lei no meu primeiro mandato de 2000 a 2004 tratando sobre o nepotismo, o qual infelizmente por interesses alheios a minha vontade não foi aprovado pois os meus pares naquela legislatura não tiveram coragem de votar a favor de tal projeto.

RESPOSTA SIMONE BOJANO: Não, prefeitura não pode e não será cabide de emprego, no meu governo vamos dar oportunidades para servidores de carreira executar funções que hoje é feito por cargos comissionados, iremos enxugar cargos comissionados para podermos inserir servidores concursados, precisamos e iremos elaborar concursos público inclusive para a implantação da guarda municipal, junto com a nossa cobrança por um serviço eficiente virá a valorização e reconhecimento ao servidor.

RESPOSTA GRAÇA: Olá Maria, somos uma equipe nova e vamos realizar estudos viabilizando a diminuição de cargos comissionados, assim iremos planejar estrategicamente os cargos da Prefeitura, afim de evitar gastos e serviços desnecessários. Temos a ciência de que uma administração pública não funciona sozinha, precisamos desses profissionais que fazem parte do processo de crescimento do nosso município. Para tanto vamos implementar metas e controles das prioridades da prefeitura, de maneira a promover, valorizar e atestar a eficiência do serviço público municipal, com planejamento de recursos humanos e capacitação continuada.