Cantor Celso Taborda recebe prêmio da Secretaria de Cultura do Paraná

Conhecido por ser um defensor ferrenho da cultura polonesa durante os mais de 35 anos da sua trajetória artística, o cantor araucariense Celso Taborda foi um dos vencedores do prêmio “Jornada em Reconhecimento à Trajetória”, concedido pela Secretaria de Cultura do Paraná. A premiação é um reconhecimento ao trabalho, ao longo de vários anos, de artistas, mestras, mestres, grupos e coletivos do território paranaense que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento cultural do Estado, como ação de fomento ao setor, nos termos da Lei Aldir Blanc. Taborda foi premiado na categoria “Cultura Tradicional”, com suas músicas polonesas, e recebeu a nota final de 94,3.

Segundo o cantor, a busca pelo prêmio exigiu um trabalho intenso de coleta de documentos, publicações, CDs gravados, comprovações de shows e outras apresentações, ao longo de toda sua carreira. “Toda minha vida artística em prol da cultura polonesa, que soma mais de 35 anos, precisou ser documentada. Foi trabalhoso juntar tudo que conquistei ao logo desse período, ainda bem que sempre estive atento ao meu acervo pessoal, registrando tudo com fotos, recortes de publicações e demais documentos. Também enviei um vídeo, contando um pouco dessa minha trajetória.

“Quando fiquei sabendo do resultado, a emoção tomou conta. Veio aquela sensação de reconhecimento, de todos esses anos que dediquei minha vida à preservação e divulgação da cultura polonesa, tanto em Araucária como nos demais lugares por onde passei. Com certeza esse prêmio será um marco na minha carreira, a partir de agora meu trabalho será muito mais divulgado e chegará até as pessoas que ainda não me conhecem”, comemora Taborda.

Fonte: O Popular do Paraná – Especialista em Araucária (texto de Maurenn Bernardo).