O atual vice-prefeito de Contenda, Gilmar Camargo Rosa, o Gilmar Carpejani, teve sua candidatura a prefeito indeferida pela Justiça Eleitoral. A chapa à majoritária composta por Carpejani e pelo Professor Eder Klemba, candidato a vice-prefeito, entrou com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) para reverter a situação.
O pedido de registro de candidatura da chapa da coligação “Construindo com honestidade um novo caminho”, composta pelos partidos PSD e PP, foi indeferido pelo Juiz Eleitoral Carlos Alberto Costa Ritzmann, da 50ª Zona Eleitoral de Araucária-PR, também responsável pelo processo eleitoral de Contenda. Em sua sentença, o Juiz entendeu que a coligação não se encontra habilitada para participar das eleições uma vez que veio a ter o seu DRAP indeferido – ‘DRAP’ é o ‘Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários’. De acordo com informações cedidas pela própria coligação, o partido PRD, que fazia parte da coligação inicialmente, acabou não registrando sua ata de convenção dentro do prazo legal, o que gerou um imbróglio e resultou no indeferimento.
O indeferimento do DRAP da coligação, de acordo com Carlos Ritzmann, é fundamento suficiente para indeferir os pedidos de registro de candidaturas a ele relacionados, “uma vez que não preenchidos todos os requisitos legais, não há como se deferir o registro do candidato em questão.”, resume um trecho do documento.
Coligação recorre e campanha segue normalmente
Resumidamente, no momento, o entendimento da Justiça Eleitoral é que a chapa majoritária da coligação não reúne as condições para disputar as eleições, mas Carpejani recorre da sentença em primeiro grau ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
De acordo com a defesa da coligação, a jurisprudência é amplamente favorável para que a situação seja solucionada e Carpejani possa, de fato, disputar as eleições normalmente. A defesa enfatizou ainda que o PRD não possui nenhum candidato e que já havia sido excluído da coligação anteriormente.
A previsão é que uma decisão sobre o recurso enviado ao TRE-PR saia já nos próximos dias.
Por fim, a coligação acrescentou que os atos de campanha de Carpejani e Eder seguem normalmente.