Comec vai intensificar diálogo e ações integradas com prefeituras

O governador Beto Richa durante a posse do Conselho Deliberativo e Consultivo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, (Comec). Curitiba, 06/10/2015. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Foto: Orlando Kissner.

O governador Beto Richa deu posse nesta terça-feira (06) aos novos membros do Conselho Consultivo e Conselho Deliberativo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Ele afirmou que a orientação é que a entidade intensifique o diálogo com as 29 prefeituras da região. “Queremos a Comec cada vez mais atuante, ajudando os municípios da RMC na formulação de políticas públicas que desenvolvam a região.”

O grupo de novos conselheiros, disse Richa, tem o desafio de propor ações integradas para melhorar a qualidade de vida da população da RMC, atualmente com três milhões de habitantes. “Temos diversos problemas que precisam ser resolvidos. Vamos fortalecer o diálogo para enfrentarmos juntos esses desafios”, defendeu.

O governador citou como exemplos do desafio a integração do transporte público, o manejo e uso do solo, o saneamento e investimentos em saúde. Ele reafirmou o caráter municipalista de sua gestão e disse que em 2016 intensificará os investimentos nas cidades. “Nosso governo acredita que é nas cidades que as pessoas vivem e precisam das suas necessidades atendidas.”

INVESTIMENTOS – Richa citou obras de duplicação em andamento na RMC, como a duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Curitiba a Pinhais) e da Rodovia da Uva (Curitiba a Colombo). No orçamento de 2016, o governo estadual prevê R$ 6,8 bilhões em investimentos, o que beneficiará os municípios. “Isso é resultado do ajuste fiscal que fizemos. Enquanto vários estados estão com dificuldades para pagar os servidores, o Paraná investe em importantes obras”, disse.

O prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, que é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), destacou a boa relação com o governo estadual e disse que o conselho é uma importante ferramenta para orientar as melhores políticas públicas. “As prefeituras passam por dificuldades e é muito importante termos uma Comec forte e aberta ao diálogo para nos apoiar”, afirmou. Ele disse que entre os maiores desafios para a RMC estão o transporte coletivo, planos diretores e liberações ambientais.

O fortalecimento dos conselhos faz parte de uma reformulação da Comec, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. “Queremos essa entidade forte para cumprir sua missão de planejar a Região Metropolitana de Curitiba com o apoio dos prefeitos”, afirmou.

Entre as atividades da entidade estão o planejamento de políticas sobre uso e ocupação do solo, transportes, sistema viário, habitação, saneamento e elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da região. “A determinação é ampliar o diálogo e servir como ferramenta de auxilio dos prefeitos na elaboração de políticas públicas eficientes”, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel.

COMEC – Criada pelo Governo do Estado, em 1974, e atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, a Comec é responsável pelo planejamento e gestão do desenvolvimento integrado das 29 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.

Fonte: AEN.

Erro no Revolution Slider: Slider with alias Geral not found.
Maybe you mean: 'topoesquerda' or 'topodireita' or 'Contenda' or 'Região' or 'Policial' or 'Capa'