Contenda manifesta intenção na aquisição de vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan

A Prefeitura Municipal de Contenda anunciou, através de sua página no Facebook, que o Município formalizou intenção de aquisição da vacina contra Covid-19 que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Segundo informações, o Consórcio Metropolitano de Saúde (Comesp), do qual Contenda faz parte, encaminhou recentemente ao Instituto Butantan uma manifestação de interesse e solicitação de informações a respeito de possível fornecimento da vacina, ainda em desenvolvimento, aos municípios que integram o Consórcio da Região Metropolitana.

No caso de Contenda, segundo informações da Prefeitura, além de consultas e exames, este Consórcio intermedia a aquisição das bolsas de estomias e prestação de serviços do SAMU. Sendo assim, a eventual aquisição da vacina se daria por meio do respectivo Consórcio.

Ainda, em razão do sistema nacional de imunização vigente no Brasil atualmente, o Ministério da Saúde é o responsável por essa atribuição (aquisição / distribuição de vacinas). Porém, dado o cenário geral da pandemia, exercendo sua autonomia, os municípios entenderam pela necessidade em se adiantar para garantir a possibilidade da aquisição de imunobiológicos contra o novo coronavírus.