Contenda melhora posição em ranking de transparência dos gastos públicos

Com informações da Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná atualizou o ranking dos portais da transparência dos municípios paranaenses estabelecido através do Índice de Transparência da Administração Pública – ITP, índice este desenvolvido pelo Tribunal e aferido por estudantes de Direito da Universidade Positivo.

O Índice leva em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade. O objetivo da parceria entre a Universidade e o TCE é desenvolver o controle social e estimular a cultura de participação do cidadão na fiscalização dos entes públicos.

Na primeira aferição do índice, realizada em 2019, dos 399 municípios do Paraná, Contenda ocupava a posição de número 342 no ranking de transparência dos gastos públicos, com uma nota de 53,51%, tendo sido a pior colocação no ranking entre todas as cidades da região.

Na nova aferição, divulgada no último dia 17 de Dezembro, Contenda subiu da posição n.º 342 para a posição n.º 154 do ranking, com uma nota de 72,13%.

Segundo o TCE-PR, nesta nova aferição, todas as cidades melhoraram substancialmente o cumprimento dos critérios fixados no Índice e, consequentemente, suas notas.

Lapa, que era a cidade mais próxima de Contenda na aferição anterior, subiu da posição n.º 339 para a 37.ª posição, com nota de 82,67%.

Confira o ranking completo no link: http://bit.ly/38F5fP5