Visitas: 4937

Contenda obteve a maior nota da sua história no IDEB

 

Contenda obteve recentemente a maior nota da sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Os números foram divulgados no último dia 14 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília.

 

Entre 2021 e 2023, o município saltou da média 5,7 para 6,4 no Ensino Fundamental nos anos iniciais, sendo a quinta maior nota na região. No ensino médio, Contenda se manteve na média estadual, com a nota 4,9, e acima da nacional, que é 4,3.

 

 

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, a nota é um reflexo do trabalho realizado pelos servidores, gestoras, coordenadoras pedagógicas, professores, das Escolas Municipais, juntamente com toda a comunidade escolar e reflete também as ações e investimentos feitos pelo município nos últimos anos na área da educação.

 

“O sucesso nas avaliações externas do SAEB e IDEB não teriam sido atingidos se não tivéssemos pessoas capazes de construir projetos em um esforço coletivo.  A média do nosso município aumentou e esse resultado só foi possível pelo bom trabalho de toda essa equipe. A educação de Contenda fazendo a diferença e história”, afirmou a secretária da pasta, Ana Lúcia Flores da Cunha Marques.

 

O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a cada dois anos, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

 

Para mais informações sobre os dados do Ideb 2023, acesse: https://www.gov.br/inep/pt-br

 

No ranking geral, o Paraná tem a melhor educação do Brasil

 

Os dados do Ideb de 2023 também apontam que o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021. Nos últimos anos do ensino fundamental o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás.

(Visited 801 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e Jornalista responsável pelo Jornal MARCA.
MTB 9936/PR.

Idealizador e Jornalista responsável pelo Jornal MARCA.
MTB 9936/PR.

Recentes