Dos 399 municípios do Paraná, Contenda ocupa a posição de número 342 em ranking de transparência dos gastos públicos

Alexsandro Wojcik com informações da Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná tornou público um ranking dos portais da transparência de todos os 399 municípios paranaenses. O ranking foi estabelecido através de um índice desenvolvido pelo Tribunal e aferido por estudantes de Direito da Universidade Positivo, que ficou denominado Índice de Transparência da Administração Pública – ITP. O Índice leva em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

Todos os gestores municipais do Paraná foram notificados previamente a respeito da realização da avaliação. O índice deverá servir inclusive como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos. A primeira aferição foi realizada no ano passado. Neste ano de 2020, o ranking deverá ser atualizado até dezembro.

A primeira colocada na listagem foi a Prefeitura de Candói, que fica no Centro-Sul do Estado, com uma nota de 94,48%. A última colocada foi a administração de Luiziana, com uma nota de 6,01%. Entre os 399 municípios do Paraná, Contenda aparece no pelotão de baixo do ranking, na posição de número 342, com uma nota de 53,51%.

Fazendo um comparativo mais regional, Contenda tem a pior colocação entre todos os municípios que fazem parte da chamada região Suleste e que integram a Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep) sendo eles: Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandiritura, Piên, Quitandinha, Rio negro, Tijucas do Sul.

Araucária, que não faz parte da Amsulep, aparece na posição número 111, com uma nota de 70,44%. Balsa Nova, outro município que faz divisa com Contenda e que não faz parte da Amsulep, foi ranqueado na 45.ª posição com nota de 76,20%. Das cidades da região, a melhor colocada é Mandirituba, com uma nota de 78,66% – 22.ª colocada da listagem.

O ranking completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/3jMRVg2