Visitas 146

Contenda sedia o 25.º Encontro Estadual de Cebola no mês que vem

Município é, atualmente, o maior produtor de cebola do Paraná

 

Cebola (2)

Apresentadora Thaís Camargo, do programa Negócios da Terra, da Rede Massa, entrevista o produtor contendense Martim Klemba. Fotos: Prefeitura Municipal.

Mais de 650 produtores de cebola de 26 municípios do Centro Sul do Paraná deverão estar em Contenda no próximo dia 26 de Março, quando acontece o 25.º Encontro Estadual da Cebola. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Instituto EMATER e da Fundação Terra, em conjunto com a Prefeitura Municipal, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

A Comissão Organizadora do evento está, desde setembro de 2014, desenvolvendo ações preparatórias para a realização do referido evento, que deverá ser um dos maiores já realizados. O tema central do encontro será o manejo nutricional e ecológico do solo, abrangendo principalmente o plantio e semeadura diretos e também a comercialização e perspectivas da próxima safra. Este tema, segundo o Coordenador Geral do Encontro, o Engenheiro Agrônomo Iniberto Hamerschmidt, foi escolhido devido a que muitos agricultores fazem o preparo do solo e adubação de maneira incorreta, usando quantidades excessivas de adubo químico.

Outro fato de destaque é que o evento está completando 25 anos ininterruptos de realização e serão homenageados alguns produtores e suas famílias, bem como será elaborado um trabalho sobre a evolução da cultura da cebola neste período.

O Estado do Paraná, na safra 2014/2015, cultivou uma área de 5.231 hectares de cebola, distribuídos em 130 municípios, envolvendo aproximadamente 5.000 famílias de produtores rurais e uma produção prevista de 128.934 toneladas.

Nas duas últimas décadas, a produtividade da cultura da cebola no Estado aumentou em 15% na área plantada e 470% na produção colhida. Esta evolução se deve ao trabalho realizado pelos agricultores e pela extensão rural junto com os demais parceiros da cadeia produtiva e também às tecnologias discutidas nos 24 Encontros Estaduais já realizados nos principais municípios produtores.

Contenda é, atualmente, o maior produtor de cebola do Paraná. Existem no município 792 produtores com área cultivada de 1.275 hectares e produção de 31.875 toneladas, o que representa 24% da produção estadual e coloca o município em 1.º lugar em volume produzido no Estado, sendo a produtividade média de 25.000 kg/hectare.

Hoje o programa Negócios da Terra, da Rede Massa, fez uma gravação para divulgação do encontro. A apresentadora Thaís Camargo esteve no município entrevistando o Diretor da Secretaria de Agricultura, Cláudio Stabach, e o produtor Martim Klemba. Filmagens da produção e preparo do solo foram feitas na propriedade de Klemba para apresentação do referido programa.


Cebola (3)

Cebola (1)

Da redação.

(Visited 41 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Recentes