Contendense vai representar o Brasil em Campeonato Mundial de Orientação

Fotos: divulgação

Alexsandro Wojcik

Neste Sábado (04), mais de 300 atletas de 50 países ao redor do Mundo iniciam uma competição por 10 medalhas em 5 diferentes modalidades de Orientação, no 35.º Campeonato Mundial do esporte. O Campeonato (World Orienteering Championship – WOC 2018) acontece na Letônia, é organizado pela Federação Internacional de Orientação (IOF) e vai até o dia 11 de Agosto.

Convocada para a Seleção Brasileira da categoria, a Contendense Maisa Franco Szczypior, que começou no esporte por lazer no ano de 2013, estará na disputa. Maisa é Terceiro Sargento da Marinha do Brasil (atleta de alto rendimento), Educadora Física, e pertence ao clube ADAAN/FORJ (Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes/Federação de Orientação do Rio de Janeiro).

Após iniciar no esporte no final de 2013, Maisa participou de provas regionais em 2016, sendo que em 2017 se firmou nos eventos a nível nacional, quando começou a ter resultados expressivos, sendo o 3° lugar Sprint e o 5° lugar Floresta no Campeonato Brasileiro 2017, disputado em Tiradentes/MG; o 3° lugar Sprint e o 3° lugar Floresta no Campeonato Brasileiro 2017, em Casemiro de Abreu/RJ; o 4º lugar no Campeonato Brasileiro Sprint 2017, realizado em Curitiba/PR; e, mais recentemente, o 1° lugar Sprint no Campeonato Brasileiro deste ano, realizado em Santa Maria/RS, e o 2° lugar Sprint e 5° lugar floresta também do Campeonato Brasileiro de 2018, em evento ocorrido na cidade de Cristalina/GO.

Novata da equipe brasileira, Maisa afirmou que está imensamente feliz com a oportunidade de representar o país no mais importante evento de Orientação do mundo. Essa, na verdade, será apenas a segunda participação do Brasil na competição – a primeira foi no ano passado. Em anos anteriores, alguns atletas brasileiros participaram do Mundial, mas com recursos próprios e não por convocação.

“Sei do esforço que a CBO (Confederação Brasileira de Orientação) tem feito para que possamos participar de eventos como esse e, sem sombra de dúvidas, darei o meu melhor para que finalmente possamos ser vistos”, comentou a Contendense.

Maisa, à direita, com os demais integrantes da equipe Brasileira.

Sobre a Orientação

A Orientação é um esporte que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno, geralmente descritos num mapa distribuído a cada concorrente.

Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade.

Na Orientação, o principal atributo do atleta é a capacidade física, a habilidade na leitura de mapas e a rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos percursos.