Em mais um trabalho de fiscalização realizado pela Polícia Militar Ambiental em uma propriedade na zona rural de Contenda foi constatado dano em Área de Preservação Permanente (APP) às margens de um rio. Durante a vistoria, realizada no último sábado, dia 24, a equipe da PM Ambiental verificou que a construção de uma residência e a ampliação de um tanque de peixes foram feitas irregularmente, atingindo uma área total de aproximadamente 0,14 hectare, além do corte de três exemplares de pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia), espécie especialmente protegida por legislação ambiental.

As intervenções foram realizadas sem autorização do órgão ambiental competente e, por conta disso, o responsável pelo imóvel foi autuado com Autos de Infração Ambiental, com uma multa no valor de R$ 6.500,00 – além de ter a área embargada. De acordo com informações, o crime ambiental será comunicado à Polícia Judiciária para adoção das providências legais cabíveis.

A situação evidencia a importância de se respeitar as leis vigentes e procurar os órgãos competentes antes de realizar intervenções em propriedades do gênero, especialmente o corte de árvores.
Marcelina Moro (Comunicação Social / Polícia Militar Ambiental)













