“Detran na escola” instrui alunos sobre o trânsito

Alunos

Alexsandro Wojcik

Um projeto denominado “Detran na Escola” realizado na Escola Rural Municipal Nossa Senhora das Graças, com a turma do 5º ano A, da Professora Simone Mota, despertou nos alunos um comportamento de responsabilidade sobre o trânsito. Através de uma discussão inicial, onde foi feita uma mesa redonda, os alunos perceberam e apontaram várias coisas erradas que eles próprios cometem na condição de pedestres e de passageiros e, além disso, relataram também várias atitudes incorretas praticadas por seus familiares quando estão na direção, atitudes essas que até o momento eram normais para os mesmos.

A partir de então, foi possível executar com os alunos diversas atividades, como cartazes comparativos, produção de textos, confecção de placas e pesquisa de seus significados, além de diversas atividades encontradas nas cartilhas dos alunos, em material ofertado pelo Detran e encaminhado às Escolas pela Secretaria de Educação. “Quando saio de casa com meu pai, lembro-o sempre de colocar o cinto de segurança, agora sei que essa simples ação pode salvar vidas.” relatou a aluna Bianka Uzendowski.

Segundo as professoras, o Jornal MARCA, que chega também às escolas do município, foi de grande valia no desenvolvimento das atividades relacionadas ao trânsito, pois em uma de suas últimas edições trazia reportagens sobre os diversos acidentes ocorridos nas estradas de nossa região recentemente.

Os pais dos alunos também foram beneficiados pelo projeto desenvolvido, uma vez que receberam uma cartilha de orientações voltadas especialmente a eles.