Em menos de um mês, eleitores de Contenda conhecerão seus candidatos

Em um cenário de muitas incertezas e diversas especulações envolvendo nomes da política local, apenas uma coisa é certa: o prazo final para registro de candidatos vai até 26 de setembro e, portanto, em menos de um mês, Contenda irá conhecer seus candidatos à Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, que concorrerão nas Eleições 2020.

Em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, as eleições municipais deste ano foram prorrogadas e ocorrem no dia 15 de Novembro. Como 26/09 é a data limite para registro de candidaturas, é bem provável que ainda antes os candidatos sejam oficializados.

Para Prefeito, alguns dos postulantes na verdade já se apresentaram como pré-candidatos. É o caso do Vereador Ary Alberti Neto (PDT), atual Presidente da Câmara Municipal, que anunciou sua pré-candidatura a Prefeito recentemente, através das redes sociais, assim como o Vereador Silvio Espínola (PTB), que comanda a rádio comunitária Beija Flor. Nenhum dos dois, porém, apontou um possível candidato a Vice-Prefeito para compor a chapa. Isto é, pelo menos não publicamente.

Candidato a Prefeito nas duas últimas disputas, o empresário Antonio Adamir Digner (Mostarda – PSL) deve se apresentar como oposição pela terceira vez. Vereador por três mandatos consecutivos e eleito como o mais votado da história do município nas últimas eleições, Gilmar Carpejani (PSC) é cotado como candidato a Vice de Mostarda. Até onde se sabe, a aliança entre os dois é a única já cravada.

A Vereadora Simone Bojano (Cidadania), o Vice-Prefeito Ataulzinho (PSB), o ex-prefeito Hélio Boçoen (DEM), entre outros, também são nomes cotados para o pleito.

Já para o cargo de Vereador, muitas pessoas já se manifestaram como pré-candidatas. Nas eleições de 2016, Contenda teve 61 candidatos a Vereador, na de 2012 o número foi superior a 80.

O Poder Legislativo Municipal possui 9 vagas e considerando o número de Vereadores cotados como candidatos a Prefeito ou a Vice-Prefeito, a tendência é de uma grande troca em relação aos atuais edis.