Estudantes de Agronomia da UFPR oferecem consultoria para produtores rurais de Contenda e região

Alexsandro Wojcik

Buscando alinhar o conhecimento adquirido nas salas de aula com a prática requerida no dia-a-dia do campo, cerca de 20 estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão oferecendo consultoria para produtores rurais da região metropolitana de Curitiba, incluindo Contenda. O trabalho é feito através de uma empresa: a Semear Consultoria Júnior, fundada em 2013.

A empresa realiza projetos e presta consultoria nas mais diversas áreas do campo agronômico, como análise de solo, implantação de culturas florestais, manejo e irrigação de olerícolas, implantação e reforma de pastagens, hidroponia, paisagismo, recomendação de adubação e calagem, implantação de estufas e até mesmo implantação de hortas verticais. Todos os trabalhos são acompanhados por professores da Universidade.

“Trabalhamos para buscar alinhar a teoria à prática. Nosso objetivo com a empresa não é o lucro. Cobramos um valor acessível dos produtores para mantermos o funcionamento da empresa”, conta Eduardo Nunes, atual presidente da Semear. Ele explica ainda que boa parte dos valores cobrados é utilizada para custeio de cursos de capacitação dos estudantes e que a prestação de serviços aos produtores é feita através de contratos específicos. “Prezamos pela entrega de um projeto de qualidade, que seja satisfatório ao nosso cliente”.

Serviço

Mais informações sobre os serviços prestados pela Semear podem ser adquiridas pelos fones 41.3353-5772 e 41.99963-8543 ou ainda pelo site www.semearjr.com.br.