Os quatro estudantes da rede pública, moradores de Contenda, que ganharam bolsas estudantis para realização de um intercâmbio internacional embarcaram nas últimas semanas para seus destinos. Diego Rhian Bochnia, aluno do Colégio Estadual do Campo Dr. Adhelmar Sicuro, do distrito rural de Catanduvas do Sul, embarcou rumo à Austrália no último dia 27 de janeiro. Samile de Cassia Kutax Gonçalves, selecionada pelo Colégio Estadual do Campo Pedro José Puchalski, de Serrinha, foi para o Canadá, mesmo destino de Ariane Gabriele Wszoek, que cursou o 9º ano no Colégio Estadual Francisco Cordeiro. Ambas embarcaram no dia 29/01. Já a estudante Daphne Kuzeratski Guimarães, que cursou o 9º ano no Colégio Estadual Professora Ziloah de Moura Carvalho, seguiu para a Nova Zelândia na última segunda-feira, dia 05/02.
Os quatro estudantes foram classificados no programa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) ‘Ganhando o Mundo’, que teve um total de 1.000 estudantes selecionados, oriundos de todos os 399 municípios do Paraná. Só na fase final do programa, mais de 12 mil alunos estavam inscritos. Para concorrer a uma vaga, os adolescentes precisavam ter média superior a 7 e frequência acima de 85% e a classificação em si considerou a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.
O Estado vai cobrir todas as despesas dos intercambistas, que ficarão um semestre letivo nos países de destino, estudando e conhecendo a cultura local. Além de aprender uma nova língua, os estudantes viajam com o objetivo de compartilhar a experiência cultural de viver em outro país com os colegas quando retornarem para suas escolas de origem, onde completarão o ano letivo no segundo semestre.