Recentemente a feirante Rosana Alves da Silva fez uso da tribuna em sessão realizada na Câmara Municipal de Contenda, na qual levou ao conhecimento dos vereadores uma situação que classifica como perseguição, acusando o prefeito Mostarda de ter retirado uma barraca usada por ela em eventos da Prefeitura por motivo político.
De acordo com informações, o Departamento de Cultura recolheu recentemente oito barracas de alguns feirantes para que as mesmas pudessem ser usadas em eventos realizados em escolas e no Complexo Esportivo do município. As barracas são cedidas pelo município em contrato de comodato com os feirantes e utilizadas pelos mesmos na Feira da Lua e outros eventos. Entre as barracas recolhidas estava a da feirante Rosana, que afirma que ao ir buscar sua barraca teria sido comunicada que a mesma ainda não seria devolvida. Segundo o Diretor de Cultura, Servilho Roque, a mesma ainda não tinha sido sequer enviada a escola à qual seria emprestada para utilização. A feirante, por sua vez, decidiu questionar o prefeito e, em conversa no gabinete do mesmo, teria sido informada por ele de que, do que dependesse dele, ela não participaria mais das feiras. Sem o conhecimento do prefeito, a conversa no gabinete foi gravada por uma terceira pessoa – o áudio foi levado à Câmara Municipal.
De acordo com a filha de Rosana, Suellen da Silva, que também é feirante e denunciou a situação ao Jornal MARCA, a mãe trabalha como feirante há 15 anos e participa de eventos organizados pela prefeitura há pelo menos 10 anos.
Prefeito rebate e afirma que processa a feirante devido a acusações caluniosas
Por sua vez, o prefeito afirmou, junto de seu advogado, que Rosana realizou acusações públicas infundadas sobre sua pessoa em relação à campanha eleitoral que terminou em 06 outubro. Em comentários nas redes sociais, ela teria acusado o prefeito de compra de votos, boca de urna, entre outros atos do gênero. Alguns comentários foram registrados por prints e, de acordo com a defesa de Mostarda, fazem parte de um processo contra a feirante.
Barraca
Já com relação à barraca, a informação do Departamento de Cultura é de que a mesma será devolvida nos próximos dias, junto com as demais que foram recolhidas, para participação dos feirantes na Feira de Natal, que acontecerá nos dias 18, 19, e 20/12. Também foi dada a informação de que, após este evento, todos os feirantes irão devolver suas barracas para a Prefeitura e que, para o próximo ano, um novo credenciamento será realizado para os feirantes interessados. Ainda, foi informado que a Prefeitura pretende manter sob sua posse os equipamentos e disponibilizá-los apenas nas datas de feiras. Os equipamentos pertencem, na verdade, à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e serão, formal e tecnicamente, repassadas ao Departamento de Cultura.