Liberado saque do FGTS para os atingidos pela chuva de granizo em Contenda

Milhares de pessoas tiveram suas casas danificadas e foram afetadas de alguma forma pela forte chuva com granizo registrada no dia 18 de Setembro em Contenda. Segundo dados da Prefeitura Municipal junto à Defesa Civil, o número de pessoas atingidas e que procurou ajuda dos entes públicos chegou a cerca de três mil pessoas. Uma considerável parcela destas 3 mil pessoas são integrantes de famílias de baixa renda, em situação mais vulnerável.

Com empenho da Defesa Civil do Município, foi feita uma transmissão de dados ao Estado no intuito de receber ajuda financeira (Estadual ou Federal) para prestar auxílio às famílias mais atingidas. A Prefeitura Municipal de Contenda decretou estado de calamidade pública em razão da chuva de granizo que atingiu a cidade, conforme Decreto Municipal n.º 237 de 01/10/2019, e que foi reconhecido pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional n.º 2532, de 29/10/2019. Com isso, foi liberado o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores atingidos.

Os beneficiários são as famílias atingidas nas seguintes localidades de Contenda: Vila Camargo, Vila Ribas, Moradias Itapirubá, Distrito de Catanduvas do Sul, Loteamento dos Cordeiros, Vila Proferco, Vila Brilhante, Rua Amazonas, Vila Meretka, Conjunto Nossa Senhora Aparecida, Jardim Elizabeth, Loteamento São João, Rua João Gaspar (Rua do Canal), Centro, Lagoa das Almas, margens BR-476, Jardim Cionek, Jardim Carlito Rudek, Avenida das Américas/José Mosson, Vila Pepes, Vila Lourenço, Vila Vernik, Vila Olaria e Mato Branco.

Os trabalhadores residentes nas áreas atingidas e cujas residências foram efetivamente afetadas têm direito a sacar o saldo disponível. O trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo por situação de emergência ou estado de calamidade pública em período inferior a um ano e deverá apresentar os documentos necessários (originais e cópias) para solicitar a liberação do FGTS. A documentação será conferida e não havendo pendências, será informado o dia para efetivar o saque, que acontece em até 5 dias úteis após a solicitação.

O atendimento é realizado no centro de Geração de Renda, localizado na Rua Sebastiana Gomes Pepes Padilha, 138, das 10:00 às 15:00 desta quinta e sexta-feira (dias 19 e 20). A partir do dia 23/12/2019 (segunda-feira), o atendimento será realizado na agência da Caixa Econômica de Contenda, seguindo até o dia 27/01/2020 (segunda-feira).

O atendimento está organizado conforme as informações abaixo:

– Para nascidos em Janeiro, Fevereiro e Março: atendimento de 16/12 a 20/12

– Nascidos em Abril, Maio e Junho: atendimento de 23/12 a 03/12*

– Nascidos em Julho, Agosto e Setembro: atendimento de 06/01 a 10/01

– Nascidos em Outubro, Novembro e Dezembro:  atendimento de 13/01 a 17/01

*Nos dias 24 e 31 de dezembro de 2019 não haverá atendimento.

Documentação necessária (originais e cópias):

  • Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação,

passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS – Páginas de identificação,

contratos de trabalho e anotações gerais) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou

CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);

  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, cônjuge ou pais (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio), emitido no período de

21/05/2019 a 18/09/2019 (data de emissão/leitura);

  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o

comprovante esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a);

  • Cartão do Cidadão (opcional);
  • Cartão ou o número da conta na Caixa, para facilitar o crédito, caso possua.