Fila e aglomeração nos arredores da Agência da Caixa Econômica Federal

Na contramão da principal medida de prevenção e contenção da possível propagação do Covid-19, que é evitar aglomerações, filas extensas tem se formado nos arredores de Agências Bancárias de Contenda nos últimos dias, principalmente nas proximidades da Agência da Caixa Econômica Federal. Vários vídeos e imagens circulam no WhatsApp mostrando a situação registrada na manhã desta terça-feira (14), quando dezenas de pessoas esperavam atendimento do lado de fora da Agência. As imagens abaixo foram retiradas de um dos vídeos.

O Auxílio Emergencial de R$ 600,00 do Governo Federal tem sido o principal responsável pelo número de beneficiários buscando atendimento. A situação não é exclusividade de Contenda. Nas cidades vizinhas de Lapa e Araucária, por exemplo, o mesmo tem ocorrido. Segundo matéria veiculada pela Tribuna do Paraná, aliás, filas de banco são as aglomerações mais difíceis de controlar em Curitiba. Na capital, a Guarda Municipal tem feito extenso trabalho de orientação nestas situações e segundo a própria corporação, mesmo na capital a resistência dos cidadãos é um empecilho.

Sobre as filas nas Agências, a assessoria de imprensa da Caixa emitiu a seguinte nota:

A CAIXA esclarece que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

Para aqueles que forem considerados aptos a receber o auxílio emergencial, o banco está abrindo automaticamente a Poupança Digital CAIXA. Os que receberem o crédito por meio dessa conta podem, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

O acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.

Saque em espécie

Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, o que exporia empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a CAIXA escalonou o calendário de saque. Lembramos que os recursos creditados na Poupança digital podem ser utilizados através do app CAIXA Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Segue abaixo o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

04 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Bolsa Família

Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito.