Gestão passada se apropria da página oficial da Prefeitura no Facebook

Páginas Oficiais de Instituições Públicas / Governamentais nas redes sociais desempenham um papel importante no que se refere à divulgação de informações de utilidade pública hoje em dia. Na verdade, é para isso que existem, certo? É através delas que muita gente obtém, em primeira mão, informações sobre ações da instituição, serviços públicos, etc. E é de fato tarefa da instituição pública (seja ela qual for) divulgar tais informações.

Em tempos de coronavírus, por exemplo, todas as Prefeituras têm divulgado, através de suas páginas no Facebook, boletins diários informando a respeito do número de casos de covid-19 e assim por diante.

É bastante óbvio que uma página oficial de um órgão governamental – trate-se de Prefeitura, Câmara Municipal ou qualquer outro – pertence à instituição pública em si. Bom, a página oficial da Prefeitura Municipal de Contenda no Facebook, que obviamente pertence à instituição em si, não existe mais. Isso porque, ao que tudo indica, a gestão passada simplesmente se apropriou da mesma, alterando o nome de “Prefeitura Municipal de Contenda” para “Carlão Stabach – gestão 2017-2020”. Bizarro.

Por trás de uma página de órgão público sempre existe uma pessoa ou equipe responsável que têm acesso à página e que realiza o trabalho de divulgar as informações pertinentes. Ora, é óbvio (ou pelo menos deveria ser) que os responsáveis pela página da Prefeitura de Contenda anteriormente deveriam, naturalmente, passar o acesso a quem quer que, a partir de agora, vá realizar este trabalho de divulgação de informações, tão importante à população. Uma simples questão de bom-senso.

Claro, a nova gestão pode começar uma nova página da Prefeitura do zero, mas leva tempo para que as pessoas tenham conhecimento e para que a respectiva página crie público de maneira que as informações cheguem a todos. A antiga página da Prefeitura, aliás, tinha pouco mais de 4.900 seguidores.

No momento, por exemplo, como fica a divulgação diária do boletim do covid-19?

Perde quem seguia a página da Prefeitura para ter acesso à informação, ou seja: a população.

E a gestão passada, o que ganha com isso?

A nova gestão deve procurar uma forma de resolver a situação, inclusive juridicamente, se necessário, afinal um Prefeito que já deixou o cargo não tem direito de tomar para si ou para a gestão que encabeçou um perfil / página que era da Prefeitura da cidade.

Página que era da Prefeitura Municipal teve o nome alterado e mudou a categoria de “Organização governamental” para “Blog pessoal”.