Homem de 38 anos comete suicídio em Contenda

Jamir Wagner dos Santos, de 38 anos, cometeu suicídio por enforcamento na noite desta quinta-feira (12), num campo que fica nos fundos de sua residência, em Contenda.

Um irmão da vítima foi quem relatou o ocorrido para a Polícia Militar, que se deslocou até o local e encontrou a vítima caída ao chão com uma corda ao lado do corpo, já sem pulsação arterial.

A criminalística esteve no local e o IML recolheu o corpo. Não se sabe os motivos que levaram Jamir a cometer o suicídio.

Nota: o suicídio geralmente é colocado à margem da ação jornalística por ser um ato individual cujas motivações são bastante íntimas e particulares. No entanto, os índices de suicídio no mundo e no Brasil aumentam a cada ano. Esse aumento nos números de tentativas e mortes efetivas por suicídio o caracteriza como um tema de interesse social, como um fenômeno social. E é dos interesses e fenômenos da sociedade que a imprensa trata. O jornalismo, enquanto agente construtor do imaginário coletivo, reflete e suplanta pensamentos coletivos, ora promovendo a manutenção de tabus, ora sugerindo novas formas de conceber os acontecimentos do mundo.

Da mesma forma que o jornalismo dá conta de cobrir noticiosamente outros temas tabus que figuram entre as manchetes dos jornais diários, como pedofilia ou incesto, contribuindo para a denúncia de práticas ilegais e para informar acerca de outras realidades, as notícias sobre suicídios podem obter o mesmo êxito, dependendo da maneira em que forem tratadas.

Um potencial suicida pode receber tratamento, até porque as causas que levam o indivíduo a cogitar tal ato, como por exemplo a depressão, são tratáveis. O site Medicina Net possui um artigo completo sobre como prevenir o risco e a tentativa de suicídio. Ela pode ser lida no link abaixo:

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2398/como_prevenir_o_risco_e_a_tentativa_de_suicidio.htm.

Da redação