Como já é de conhecimento geral, o Hospital Municipal de Contenda passou a ser administrado por uma Organização Social (OS). A terceirização foi oficializada no dia 31 de março, data em que foi assinado o contrato entre o município e o Instituto Patris, que assumiu a gestão integral do Hospital Miquelina Franco e Elisa Padilha desde o início de abril – há dois meses.
Reclamações sobre demora no atendimento
Nas últimas semanas, alguns munícipes têm relatado ao Jornal MARCA casos de demora no atendimento prestado no Hospital. Alguns pacientes afirmaram que as filas e o tempo de espera têm sido muito extensas, enquanto outros denunciaram até mesmo suposto descaso no atendimento.
Em resposta à reportagem, o Instituto Patris afirmou que todos os médicos de plantão no Hospital dão prioridade a casos de emergência e que, por isso, há situações em que haverá demora no atendimento de casos não prioritários. A Chefe de Enfermagem esclareceu também que o Hospital adotou uma Classificação de Risco (protocolo Manchester) realizado a partir da triagem dos pacientes, no qual é identificado o nível de prioridade com base no estado clínico dos mesmos. Já supostos descasos no atendimento foram prontamente refutados pelas equipes responsáveis.
A Chefe de Enfermagem enfatizou que em casos não emergenciais os moradores devem procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e explicou que o Hospital prioriza a Atenção Terciária (casos de maior complexidade). “O Hospital jamais vai deixar de atender, mas os usuários precisam entender que temos pacientes internados e casos de urgência ou emergência são nossa prioridade aqui”, resumiu.
Agradecimento
Contrastando com algumas reclamações, por outro lado, a família Pavlik, por exemplo, fez questão de agradecer publicamente ao Hospital Municipal pelo atendimento aos cuidados de saúde de um familiar, o senhor Pedro Pavlik, que esteve internado no Hospital. O agradecimento se estendeu ao quadro geral dos profissionais, que, de acordo com a família, dispensou muito cuidado e carinho ao senhor Pedro. Infelizmente, ele não pôde se recuperar de suas complicações de saúde e acabou falecendo no dia 20/05. Mesmo assim, a família fez questão de publicar o agradecimento, através do Jornal MARCA, reconhecendo a capacitação e o trabalho dos profissionais que o atenderam.
Contrato entre o município e a OS
O contrato concretizado pelo município compreende o repasse mensal do valor de R$ 680.000,00 ao Instituto Patris e é válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período (de um ano) ao longo de 5 anos, havendo o interesse das duas partes. Durante os doze meses iniciais de contrato, portanto, o Instituto deve receber R$ 8.160.000,00 para realizar toda a operacionalização do hospital.
O Gerente Administrativo Ygor Limeira Bortotti explica que o Instituto Patris é o responsável por realizar o gerenciamento de pessoal, a organização e o dimensionamento das equipes de trabalho; executar todas as atividades administrativas e assistenciais; adquirir e controlar os insumos, materiais, medicamentos e demais recursos indispensáveis e todo o mais necessário para o pleno funcionamento do hospital.
Ygor destacou também que qualificações em diversos entes da federação, bem como certificações e atestados, corroboram a aptidão do Instituto Patris para administrar o Hospital Municipal de Contenda. Com sede em Cuiabá-MT, o Instituto também é responsável pelo Hospital Estadual de Luziânia, em Goiás, e por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piraquara-PR.
Por fim, desde a terceirização dos serviços, o atendimento no Hospital Municipal vem sendo tema de reuniões entre representantes do Instituto Patris, Vereadores e Executivo Municipal, visando alinhar adequações gerais.