Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Isenção de pedágio para Mariental: processo finalmente avança

Foto: A Tribuna Regional

Fonte: Canal da Cidade

Depois de mais de um ano de expectativa, a isenção de pedágio para moradores do Distrito de Mariental e comunidades próximas está próxima de se tornar realidade. Na quarta-feira (22), a Prefeitura da Lapa e a Caixa Econômica Federal celebraram o contrato para fornecimento das tags eletrônicas.

Ontem (23) houve a assinatura dos Termos de Responsabilidade no barracão da Igreja de Mariental, das 9h às 21h e a partir de segunda (27) moradores com documentação regular poderão passar isentos apresentando documento do veículo nas cabines – 422 cadastros aprovados estão aptos a receber as tags e serão 20 passagens mensais gratuitas por veículo cadastrado

Longa espera

A promessa de isenção surgiu no primeiro semestre de 2024, com previsão inicial de implementação após as eleições municipais, a partir de outubro. Naquele mês, a Prefeitura anunciou as primeiras tratativas com empresas fornecedoras de tags.

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal em 29 de janeiro de 2025, transformando-se na Lei Municipal 4.338/2025. Em fevereiro foi regulamentado pelo Decreto 28.531, mas só agora está sendo operacionalizado.

Comunidades beneficiadas

A Lei Municipal 4.338/2025 beneficia moradores de Mariental e das comunidades do Feixo, Botiatuva, Lagoão, Pavão, Tijuco, Palavra da Vida, Porteiras, Restinga, São Cristóvão e Vila Esperança.

A Lapa é pioneira neste modelo de isenção de pedágio no Brasil, segundo a Caixa Econômica Federal.

Custo continua pesando no bolso

Enquanto o Distrito de Mariental conquista a isenção – justa e necessária, outras situações permanecem. Moradores da cidade da Lapa relatam dificuldades financeiras para deslocamentos diários ou constantes pela BR 476, sentido Curitiba por motivos de saúde, trabalho ou estudos.

Recentes

error: Content is protected !!