Jovens escoteiros de Curitiba fazem acampamento volante em Contenda

No último feriado de Corpus Christi (15/06/2017), enquanto alguns aproveitavam para descansar, a Tropa Sênior Harpyja, do Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo 77/PR, de Curitiba, decidiu encarar mais uma aventura. Saindo de Contenda com uma mochila nas costas, quinze jovens, todos entre 15 e 18 anos de idade, andaram mais de 30 km rumo à Araucária, caminhando por horas a fio durante o dia e dormindo em abrigos ou barracas nos locais cedidos pelos moradores de Contenda durante a noite.

Os jovens foram divididos em três patrulhas: Apiaka, Mawe e Txukarramãe, e começaram a caminhada na Igreja Matriz de Contenda, passando pela Estância Campestre, e acabaram na Chácara Recanto das Aroeiras em Araucária, na sexta-feira (16/06). O acampamento teve fim no sábado (17).

A Chefia, conjunto de adultos responsáveis pelos adolescentes, lhes deu somente um mapa impresso da região e uma bússola para se orientar, e várias tarefas a serem realizadas durante o percurso, como entrevistar os moradores, tirar fotos, além de uma caixa de fósforos para fazer escambo com os moradores. O escambo, que começou com uma caixinha de fósforo, rendeu conversas com os moradores da região e trocas por coisas diferentes, além de se divertirem muito, também puderam conhecer um pouco mais sobre como funcionam as coisas fora da capital. Entre os objetos trocados no escambo estão uma plantadeira de feijão, uma caixa de bombom e um capacete de moto.

“Foi uma experiência nova para cada um que estava lá, e os momentos de dificuldade, as lágrimas, bolhas nos pés e dor nos ombros, os fizeram superar as dificuldades e também ajudar o próximo quando o cansaço queria se fazer maior do que a vontade de continuar. O escotismo faz parte da vida de cada um desses jovens, é onde eles aprendem valores que vão levar para o resto da vida, é amor, união, e saber que um sempre pode contar com o outro, é uma família que a vida lhes deu como presente, e este presente jamais será esquecido”, comenta Luciana Gritem, da Chefia da Tropa Sênior.

A Tropa Sênior agradece profundamente por toda a educação e participação ativa da população de Contenda e Araucária, e espera poder realizar mais atividades na região em breve.

Todos os itens que remanesceram de trocas de escambo serão muito bem guardados e conservados, marcados como lembrança do incrível acampamento que os escoteiros tiveram nesse feriado.