Legislativo muda dia e horário das sessões ordinárias

Quatro dos nove vereadores foram contrários à nova alteração

39ª Sessão Ordinária

Foto: Alex Wojcik.

Através do projeto de resolução n.º 001/2015, o vereador João Francisco Cordeiro, o Kiko, propôs a mudança do dia e horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Contenda para às segundas feiras, às 19h. As comissões farão suas reuniões no mesmo dia, iniciando às 15h.

Antes, as sessões aconteciam nas terças-feiras, às 18h30. Segundo Kiko, a mudança visa atender a um pedido popular. “Fiz esta preposição de mudança de horário e dia das sessões após conversar com alguns vereadores, funcionários, professores, alunos, empresários e moradores de nossa cidade, que provavelmente terão mais oportunidades de participarem das reuniões por estarem com seus expedientes de trabalho já encerrados.”

A votação, porém, não foi unânime, sendo que quatro vereadores votaram a favor e quatro contra. O presidente da casa, vereador Ary Alberti, desempatou favoravelmente ao projeto.

Segundo Gilmar Carpejani, um dos vereadores que foi contra, a mudança não favorece a população. “Antes, a sessão era realizada às oito horas da noite, nas terças-feiras, sendo que depois foi alterada para às cinco horas da tarde e, posteriormente, para às seis e meia do mesmo dia. Um dia e horário fixo ajudaria a não confundir a população. Minha preocupação é de que a mudança tenha um efeito oposto e possa afastar ainda mais a participação popular. Vamos aguardar”, finalizou.

Votaram a favor da mudança os vereadores Kiko, Antônio Vargas, Miguel Taborda, Osvaldo Silveira e Ary Alberti, e contra os vereadores João Ribeiro, Gilmar Carpejani, Toninho Padilha e Newton Padilha.

Da redação