Visitas 133

Encontro da cebola contou com mais de 700 produtores

Principal

Plantio direto, manejo ecológico do solo e perspectivas para a próxima safra foram alguns dos temas debatidos no encontro. Foto: Alex Wojcik.

Mais de 700 produtores de cebola de mais de 20 municípios do Centro Sul do Paraná estiveram em Contenda na última quinta-feira (26) participando do 25.º Encontro Estadual da Cebola, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Instituto EMATER e da Fundação Terra, em conjunto com a Prefeitura, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O tema central do encontro foi o manejo nutricional e ecológico do solo e o plantio direto, abordado pelos coordenadores Iniberto Hamerschmidt e Júlio B. Veiga Silva, do instituto Emater. Um produtor do município de Ituporanga-SC relatou os benefícios que teve em sua produção ao seguir a cartilha do manejo adequado e plantio direto. Ainda, Hernandez Werner, da EPAGRI de Ituporanga-SC, destacou que o manejo ecológico do solo possibilita que a hortaliça se desenvolva sem prejuízos ao ambiente.

Marcos Júnior Brambilla, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, falou sobre a cultura da cebola como uma alternativa de renda para o agricultor e também sobre as perspectivas para o jovem na sucessão da produção familiar. Na quinta, aliás, o evento completou 25 anos ininterruptos de realização e foram homenageados alguns dos produtores e suas famílias.

Os produtores também acompanharam uma palestra motivacional e puderam fazer visitas aos estandes, trocando experiências e informações com os expositores. Por fim, foram discutidas as perspectivas de produção e comercialização para a próxima safra.

 

 Fotos: Alex Wojcik.

Última safra colhida em Contenda representou quase 20% da produção Estadual

 

Na safra 2013/2014 o Paraná teve mais de 5.000 hectares de cebola plantados, em 130 municípios, envolvendo aproximadamente 5.600 famílias. A produção foi de mais de 135.000 toneladas.

Contenda, que é um dos maiores produtores de cebola do Estado, possui 792 produtores. Na última safra foram plantados cerca de  1.275 hectares, com uma produção de mais de 31.000 toneladas: produtividade média de 25 toneladas por hectare. A última safra colhida em Contenda representou quase 20% da produção Estadual.

Conjunto (1)

Nas últimas décadas, a produtividade da cebola aumentou em 15% na área plantada e 470% na produção colhida. Evolução que se deve ao trabalho realizado pelos agricultores junto com os demais parceiros da cadeia produtiva e também, é claro, às tecnologias desenvolvidas no período.­

[rev_slider contenda]

(Visited 10 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Recentes