Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Movimento pelo fim dos fogos com estampido já coletou mais de 700 assinaturas; projeto de lei deve ser apresentado na Câmara

A iniciativa popular que quer o fim dos fogos de artifício com estampido em Contenda/PR já coletou mais de 700 assinaturas. Organizado pela moradora Ivana Piel, que atua como protetora de animais no município, a iniciativa é, basicamente, uma solicitação ao Poder Legislativo e Executivo Municipais para que revisem a atual norma, afim de que a proibição da venda dos fogos com estampido também seja estabelecida – a soltura já é proibida, mas na prática, a Lei não funciona.

Atendendo ao tema, a Vereadora Ana Tê deu início a elaboração de um Projeto de Lei sobre a proibição da venda de fogos com barulho no município. O projeto deve ser apresentado em breve na Câmara Municipal, onde, depois, irá para votação.

Os defensores da proibição destacam que os fogos com estampido causam sofrimento a animais, idosos, crianças, pessoas com TEA e pacientes hospitalares e que a proibição não acabaria com a festa da virada, nem com o comércio, visando apenas eliminar o barulho. Quem é contra a proibição também se manifesta, com o argumento principal de que os fogos fazem parte da tradição e que não deveriam ser proibidos.

Se vale como base, em enquetes feitas pelos stories do Jornal MARCA, a maioria se posicionou a favor da proibição. No Instagram, 72% se votaram pela proibição dos fogos, enquanto 28% foram contra a proibição. Já no Facebook, 64% foram a favor da proibição, enquanto 36% votaram contra.

Esse assunto é pauta em várias cidades do estado. Na região, na Lapa, por exemplo, um anteprojeto de Lei (33/2025) apresentado por uma vereadora do município também visa justamente a proibição da comercialização dos fogos com estampido no município.

error: Content is protected !!