Número de pessoas afetadas pelo granizo em Contenda deve ultrapassar as 3 mil

Milhares de pessoas tiveram suas casas danificadas e foram afetadas de alguma forma pela forte chuva com granizo e vento registrada na última Quarta-Feira (18) em Contenda. Segundo dados da Prefeitura Municipal junto à Defesa Civil, o número de pessoas atingidas que procurou ajuda dos entes públicos deve fechar em cerca de duas mil e quinhentas a três mil pessoas. Uma considerável parcela deste número são integrantes de famílias de baixa renda, em situação mais vulnerável. O número total de pessoas afetadas pelo granizo, porém, é provavelmente ainda maior, já que nem todos os atingidos buscaram ajuda dos entes públicos para realizar reparos em suas residências e, portanto, não entram nas estatísticas levantadas até o momento.

A Defesa Civil da cidade informou inclusive que está trabalhando na transmissão de dados ao Estado no intuito de receber ajuda financeira (Estadual ou Federal) para compra de materiais e distribuição às famílias mais atingidas.

Praticamente todas as regiões do município foram atingidas pelo granizo, tanto na região urbana como na rural. No centro, o Ginásio de Esportes Dr. Adhelmar Sicuro está servindo como central de arrecadação e distribuição de materiais e utensílios para atendimento das famílias atingidas. Outro posto de arrecadação e distribuição foi montado na Subprefeitura do Distrito de Catanduvas do Sul.

Colchões, cobertas, roupas de cama e roupas em condições de uso, produtos de higiene e alimentos não perecíveis são alguns dos itens mais necessitados, bem como lonas, telhas e eternit. As doações devem ser levadas diretamente aos postos de arrecadação. É possível entrar em contato a Defesa Civil do município pelo número (41) 98403-9228 ou Prefeitura pelo (41) 98404-5403 para o caso de combinar a entrega de doações, por exemplo.

Representantes da Defesa Civil, Assistência Social, integrantes do Rotary Club e outros voluntários fazem o trabalho nos pontos de arrecadação e distribuição de doações.

Além de centenas de residências, vários prédios públicos também foram afetados, alguns dos quais ainda se encontram em interdição parcial. CMEI Celinha Nerone, CMEI Nhana Maria, Adolescentro, Casa Lar Anjo da Guarda, Escola Municipal Pré-Júlia, Escola Municipal João Franco, Associação dos Recicladores, Centro Social, Secretaria de Obras e Almoxarifado e o Barracão onde está funcionando a Prefeitura atualmente são alguns dos prédios públicos afetados, em maior ou menor grau.

Localidades vizinhas, como o Distrito de Mariental, na Lapa, vêm se mobilizando para envio de doações. Em Araucária, a Fisk, escola de inglês, também está funcionando como ponto de arrecadação de doações a serem enviadas para Contenda (endereço: Rua João Pessoa, 21 – centro de Araucária).