
Tendo como objetivo proteger os direitos das mulheres, combater a violência, promover a igualdade de gênero, entre outros, foi instaurada oficialmente em Contenda na última semana a Procuradoria da Mulher, um órgão institucional que já é presente nas esferas federal, estadual e agora, portanto, também na esfera municipal.
A Procuradoria da Mulher tem como tarefa atuar, sobretudo, como um canal de acolhimento e orientação para mulheres que sofreram ou sofrem violência, por exemplo, além de fiscalizar e acompanhar políticas públicas voltadas para as mulheres. Entre as funções do órgão, estão:
– Receber denúncias;
– Combater a violência contra a mulher;
– Acompanhar políticas públicas;
– Articular e integrar ações com outras instituições;
– Promover a igualdade de gênero;
Sessão Solene
Em Contenda, a instauração da Procuradoria da Mulher foi uma iniciativa das vereadoras Alexsandra Lima (Procuradora) e Simone Nunes Javorski (Procuradora Adjunta). Uma Sessão Solene de Instalação e Posse da Procuradoria foi realizada na noite da última quarta-feira (09) na Câmara Municipal, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.216/2025, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Diversas autoridades locais, regionais e estaduais estiveram presentes.
De acordo com as vereadoras que propuseram a iniciativa, a Procuradoria visa promover uma cidade mais igualitária, mais segura e acolhedora para todas as mulheres contendenses, além de ser um canal ativo no enfrentamento da violência de gênero. A Procuradoria também reforça a representatividade feminina no município – lembrando que das nove cadeiras do Poder Legislativo Municipal, quatro são ocupadas por mulheres na atual legislatura.

Serviço
Para buscar orientações ou saber mais sobre as atribuições da Procuradoria:
(41) 3798-9645 Câmara Municipal
(41) 9960-1147 Vereadora Índia (Procuradora)
(41) 9692-0297 Vereadora Simone (Procuradora Adjunta)
Endereço: Rua Temótheo Cordeiro, 165 – Jardim Paran


















