Projeto Brincadiquê finaliza atividades em Contenda

Destaque

De 9 a 13 de maio, aconteceu a última semana de formação e encerramento do projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola”, em Contenda . O projeto é desenvolvido pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade, que realizou atividades no município desde novembro de 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Durante os oito meses de atividades, foram 136 horas de formação aos 76 gestores e educadores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do município. Além disso, foram confeccionados cerca de 1000 materiais lúdicos durante as formações, beneficiando 811 crianças diretamente e 1.718 indiretamente, em 11 unidades educacionais de Educação Infantil.

No dia 9 de junho aconteceu o último encontro de Grupo de Trabalho, momento de entrega dos documentos produzidos ao longo dos encontros, para a garantia de continuidade do projeto no município. Nos dias 10 e 11 foram realizados seminários com a formação direcionada para os educadores que participaram desde o início do projeto. Já no dia 13, foi o seminário aberto com o músico e pesquisador Nélio Spréa.

“Saímos com a certeza de que a promoção do direito ao brincar estará atrelada às ações da área da educação e aos diferentes setores que comungam da defesa do direito de todas as crianças”, comemora Sheila Pomilho, coordenadora do projeto.

As ações tiveram tanta relevância na região, que outras atividades serão desenvolvidas pelos participantes. Entre as principais propostas está a ressignificação de salas de treze escolas e Centros Educacionais, resultado de uma das formações do projeto, em que os participantes refletiram sobre os espaços onde atuam e elaboraram propostas para adaptação do ambiente, com foco no olhar da criança, dando mais acesso à interação com os itens presentes no espaço.

Lead Comunicação