Visitas 63

Projeto corta uso de inseticidas pela metade

Brunno Covello

Foto: Brunno Covello.

Economia para o produtor e benefícios para o meio ambiente. Esse é o resultado gerado pelo projeto Plante Seu Futuro, que pelo segundo ano consecutivo busca conscientizar os produtores paranaenses acerca do uso racional de agrotóxicos nas lavouras. Nos campos participantes do projeto foi possível reduzir em 50% as aplicações de inseticidas, bem como atrasar em 40 dias a entrada dos pulverizadores em campo.

Fruto de uma parceria da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto Emater e entidades privadas, o projeto promove o monitoramento de 148 unidades de referência espalhadas pelo estado. Todas as áreas eram cultivadas com soja e têm como referência a safra 2014/15.

A análise feita pelos técnicos do Emater indica que a primeira aplicação de inseticida nas áreas não monitoradas ocorreu no 23º dia após a emergência das plantas. Já nas lavouras monitoradas pelo programa, a primeira pulverização ocorreu somente no 63º dia. Com isso a média de aplicações do produto foi de 2,3 vezes, ante 5 aplicações nos demais campos.

O mesmo efeito ocorreu para o uso de fungicidas. Com a aplicação da técnica de manejo integrado de doenças, a pulverização do produto foi realizada no 70º dia após emergência das plantas no solo. Nas demais áreas, o tempo médio é de apenas 40 dias, indicam os técnicos.

“Isso significa que o agricultor assistido por um técnico está gastando menos com a compra desses produtos, o que eleva sua renda em relação aos demais e o auxilia na prática de uma agricultura mais sustentável”, avalia o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Neste ano a temática da campanha será ampliada, já que 2015 é considerado o Ano Internacional da Conservação de Solos pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é conscientizar os produtores sobre a importância de realizar um plantio direto com qualidade para evitar a erosão e cuidar melhor do solo.

Fonte: Gazeta do Povo

[rev_slider Geral]

(Visited 3 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Idealizador e editor do Jornal MARCA. MTB 9936/PR.

Recentes