Uma iniciativa que une esforços pela cultura empreendedora entre município, escolas, empresas e o Sebrae/PR teve início na última segunda-feira (22) em Contenda. É o projeto “Empresas Amigas”, lançado na abertura da Semana Pedagógica organizada pela Secretaria de Educação do município. O evento contou com a presença de 225 professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino infantil e fundamental.
A Secretária de Educação Municipal, Ana Lúcia Marques, explica que o projeto de empreendedorismo com o Sebrae passa a contar com apoio de empresas parceiras. “O projeto, agora em parceria com empresas, tem como objetivo oferecer uma premiação às escolas que vão participar e desenvolver o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), também com ações pela sustentabilidade e os ‘cinco R’: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Educação vai desenvolver um selo Parceiro da Educação. Também entregaremos às empresas uma placa e um certificado divulgando esta parceria”, detalha.
Sandra Trujillo Costa, consultora do Sebrae/PR, agradeceu a oportunidade de poder abrir a Semana Pedagógica de Contenda com o lançamento do projeto. “Muitas vezes, temos a impressão de que o empreendedorismo está longe da educação na escola, mas na verdade, elas estão profundamente interligadas. É essencial fomentar o empreendedorismo desde a infância, trabalhando com as crianças desde o início de suas jornadas. Essa abordagem ajuda a desenvolver comportamentos específicos que serão valiosas para toda a vida. A parceria entre instituições como o Sebrae/PR e os professores é fundamental para promover essa cultura empreendedora. Juntos podemos contribuir para o desenvolvimento de suas cidades de origem e abrir caminhos para um futuro mais inovador e autossustentável”, diz.
O evento contou ainda com palestra sobre “Como a Psicologia pode me ajudar em sala de aula”, com a professora e psicóloga Jeanine Rolim, terapeuta certificada pelo Instituto Brasileiro de Terapia Focada nas Emoções e International Society EFT.
Premiações
As empresas parceiras para as premiações são a Agro Vieira, a Westaflex do Brasil e a Alia Cooperativa de Transportes, dirigida por Ana Beatriz Salazar, que esteve presente no evento de lançamento. “Vamos premiar com computadores as escolas que ficarem em primeiro e segundo lugares, e o terceiro lugar terá um prêmio surpresa. Todas as escolas que participarem serão premiadas de alguma forma. Nossa empresa está se ambientando em Contenda, estamos no primeiro ano de atividades, mas já é uma satisfação poder contribuir com a educação do município, envolvendo a cooperativa nessa troca”, diz Ana.
“Fui professora por mais de 30 anos, me aposentei em 2020. Eventos como esse são interessantes por unirem psicologia e educação. O professor sente as emoções que os alunos trazem de casa e muitas vezes sofre por não poder fazer mais. Toda iniciativa que busque valorizar e compreender o trabalho do professor merece ser enaltecida”, afirma Rosana Salazar, mãe de Ana e professora aposentada.
A professora Rosenilda Pereira, da Escola Municipal do Campo Senhor Bom Jesus, leciona para turmas do ensino fundamental, atualmente do quarto ano. “No ano passado, fiz um projeto com uma turma de alunos sobre brinquedos ecológicos. A palestra foi muito produtiva, essas trocas da semana pedagógica são sempre muito boas para nós na rotina de professoras. Faz seis anos que eu participo. Nosso maior desafio hoje é conseguir manter os alunos atentos ao conteúdo em sala de aula, com tantas distrações digitais”, destaca.
Fonte: assessoria de imprensa Sebrae/PR