

Moradores de diferentes regiões relatam recorrentes quedas no fornecimento de energia elétrica nos últimos dias em Contenda. Na localidade de Mato Dentro (fotos acima), interior do município, uma moradora entrou em contato com o Jornal MARCA afirmando estar sem energia elétrica desde a noite de segunda-feira (21).
Segundo ela, a falta de energia já provocou problemas com a conservação de alimentos e também pode causar prejuízos à sua produção agrícola – a família trabalha com o cultivo de morangos em estufas, atividade que depende do fornecimento de energia para o funcionamento do sistema de irrigação. “Já prevemos prejuízo. Não conseguindo irrigar e fazer a fertilização com adubo, os morangos não se desenvolvem”, resumiu.
Ainda segundo a moradora, a família comunicou a Copel na noite de segunda-feira, mas, até o momento o fornecimento ainda não foi restabelecido. Ela também informou que houve rompimento de um fio da rede elétrica, situação que representa risco.
Enquanto isso, na área urbana do município, somente nesta quarta-feira (23) foram registradas pelo menos seis quedas de energia em vários pontos da cidade.
Em resposta ao Jornal MARCA, a Copel relatou que o evento climático severo que atingiu o Paraná nesta semana, incluindo a região de Contenda, Lapa, Araucária e outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba, derrubou árvores sobre a rede elétrica, rompendo fios, quebrando postes e danificando equipamentos. Foram encaminhadas fotos de situações sendo atendidas nas cidades de Araucária e Lapa.

A Copel informou que equipes de manutenção trabalham, na tarde desta quarta-feira (23), no religamento de três unidades consumidoras na localidade de Mato Dentro, entre elas o imóvel da família produtora de morangos. As intervenções envolvem a recomposição de cabos rompidos e a substituição de equipamentos danificados pelos efeitos das tempestades recentes que atingiram a região. A energia, de acordo com informações, será religada o mais rápido possível.
Por fim, sobre as quedas de energia no quadro urbano, a Copel justifica que toda interrupção tem uma causa e que a complexidade dos trabalhos de danos decorrentes das tempestades aumenta o tempo de recomposição.
A companhia disponibiliza canais para comunicação de falta de energia, incluindo o aplicativo, atendimento pelo WhatsApp e telefone 0800 51 00 116.











