Raio atinge Portal e comércio ao redor tem aparelhos queimados

Portal das etnias. Foto Alex

Alexsandro Wojcik

O para-raio do Portal das Etnias de Contenda receptou uma forte descarga elétrica na noite da última sexta-feira, dia 18. O raio causou danos às residências e aos estabelecimentos comerciais das redondezas.

Fernanda Baumel, que possui comércio próximo do local, contou que eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos queimaram com a descarga. “Minha mãe teve a geladeira, a televisão e o telefone queimados. Na clínica creio que foram queimados apenas o telefone e o modem da internet.”, disse.

O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem, como entre nuvens ou entre uma nuvem e a terra. O raio vem sempre acompanhado do relâmpago, que é uma intensa emissão de radiação eletromagnética também visível, e do trovão, além de outros fenômenos associados.

Em razão da grande intensidade, os raios sempre são perigosos. Assim, edificações em geral, bem como os sistemas de transmissão de energia necessitam de sistemas de proteção, que incluem os para-raios. Todavia, mesmo com as proteções os raios ainda podem deixar danos dependendo da sua força.

Wikipedia