Em Contenda, aulas na rede municipal continuarão apenas no modo remoto

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Contenda, divulgou que depois de várias reuniões realizadas entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, ficou definido que as aulas na rede municipal continuarão apenas no modelo de ensino remoto, iniciado no ano de 2020. As aulas retornam no próximo dia 18, quinta-feira.

A nota explica que as secretarias vêm promovendo reuniões diárias para análise do cenário provocado pelo coronavírus e que o Prefeito, o Vice-Prefeito e toda sua equipe não vem medindo esforços para buscar alternativas para que o ensino volte a ter seu atendimento normalizado, possivelmente no 2.º semestre de 2021, dependendo do cenário do covid no município.

Visando o retorno presencial no futuro, as escolas estão passando por adequações necessárias para receber seus alunos, professores e funcionários dentro do que é previsto pelos protocolos de saúde, com aquisição de equipamentos de segurança exigidos pelos respectivos.

O comunicado também destaca que a frota do transporte escolar irá passar nos próximos dias por uma manutenção, o que não acontecia há tempos, ressaltando que a oferta do transporte é em dualidade município/estado.

A nota explica ainda que existe uma grande defasagem de mão de obra operacional nas instituições escolares do município, a qual será suprida através de contratações previstas em licitações que estão em andamento.

“O retorno presencial está previsto para uma possível volta no segundo semestre. Enquanto isso as Escolas estão passando por adequações necessárias e aquisições de EPIs, seguindo os protocolos de saúde exigidos, o transporte estará passando por uma manutenção preventiva para atender todos os nossos alunos, municipais e estaduais, com mais segurança. Também está sendo realizada novas licitações e possíveis renovações de contratos para aumentar a mão de obra dentro das Instituições de ensino, garantindo um melhor atendimento a todos os nossos alunos, professores e comunidade escolar. “, comentou a Secretaria de Educação do Município, Lisiane Ciulik Padilha.

Rede Estadual

Na Rede Estadual, a Secretaria de Educação definiu que as aulas também retornam no próximo dia 18 de fevereiro de forma remota, com a revisão (não obrigatória para os alunos) de conteúdos prioritários apresentados em 2020. No dia 1.º de março as aulas terão início efetivo, com opção de forma híbrida aos alunos (escalonamento entre aulas presenciais e remotas). Portanto, as aulas presenciais não serão obrigatórias e se o aluno e a família preferirem, o estudante pode fazer o ano letivo apenas com as aulas remotas.

A adesão ao modelo híbrido pode ser comunicada às escolas de forma remota ou presencial. O termo de compromisso para o retorno presencial está disponível no site educacao.pr.gov.br e nos próprios colégios.