Saiba em quais unidades de saúde de Contenda a vacina da febre amarela está disponível

Foto: divulgação

Alexsandro Wojcik

Recentemente foram registradas várias mortes causadas pelo vírus da febre amarela nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com isso, a febre amarela ganhou destaque nos noticiários e levou milhares de pessoas às unidades de saúde em busca da vacinação contra a doença.

O Estado do Paraná não está na área de risco determinada pelo Ministério da Saúde. O último registro de febre amarela em território paranaense aconteceu no ano de 2008. A prevenção, no entanto, acontece normalmente e a vacina contra a doença está à disposição em todas as cidades do Estado.

Em Contenda, de acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina está disponível na UBS do Jardim Planalto todas as segundas-feiras, na UBS de Catanduvas do Sul todas as quartas e na unidade de Saúde do Centro Social todas as quintas, assim como no Departamento de Saúde, que fica ao lado do Hospital Municipal. A vacinação pode ser feita durante todo o dia.

Para pessoas que eventualmente irão viajar para áreas de risco, com casos de febre amarela confirmada, a vacinação é fundamental e deve ser feita no mínimo 10 dias antes da viagem, mesmo que a pessoa já tenha tomado a primeira dose da vacina na infância. Para quem não tomou a dose obrigatória na infância, a vacinação é altamente recomendada. Para saber se tomou ou não a referida dose, basta verificar na carteira de vacinação.

Doadores de sangue, gestantes e idosos, por outro lado, estão em grupos com contraindicação para a vacina, por conta de riscos de reações adversas graves.

Para melhores informações, dirija-se a uma Unidade de Saúde.