Pais de alunos que estudam em Contenda têm expressado preocupação em relação à violência nas escolas. São vários os relatos recentes de brigas e confusões, especialmente na rede Estadual de ensino. Na segunda-feira (10), a explosão de uma suposta bomba caseira no banheiro masculino do Colégio Miguel Franco Filho (CEMFF) gerou grande repercussão e instilou ainda mais medo entre os pais e alunos. A direção do colégio confirmou que houve a explosão de uma bomba, mas reiterou que não se tratou de um artefato caseiro e sim de uma bomba do tipo que se compra em casas de fogos de artifício, e desmentiu o boato de ‘atentado’ que chegou a circular.
O Colégio já tomou todas as providências cabíveis com relação ao episódio e o aluno responsável pelo ato foi identificado e encaminhado para a Delegacia, onde assinou um termo circunstanciado. Ontem (11) à noite, houve uma reunião entre a direção do colégio e pais de alunos, sendo que cerca de 500 pais participaram da reunião (foto). A direção da instituição ainda divulgou a nota abaixo:
Nota de Esclarecimento.
Na noite de ontem tivemos reunião com os pais, desde já agradeço a presença em massa da comunidade e por cerca de duas horas pudemos apresentar, debater e esclarecer sobre os fatos ocorridos. Em nenhum momento deixamos de tomar as providências cabíveis a instituição em relação a qualquer fato que ocorra. De forma ética e profissional fazemos todos os encaminhamentos pedagógicos e até mesmo judiciais se necessário. Muito do que foi dito é Fake News. Se algum pai ou responsável não pode comparecer na data da reunião pode vir até a escola que estamos prontos para atendê-los e apresentar todas as nossas ações para garantir o máximo de segurança possível a todos. Obrigado.
ATT. Direção
Após a barbárie ocorrida em Blumenau-SC, a insegurança nas escolas tem sido um tema discutido à nível nacional. Com a finalidade de evitar a propagação de boatos e discutir medidas reais de segurança nas escolas, outra reunião com pais, educadores e autoridades municipais será realizada na sexta-feira (14), às 19 horas, no CCI (Centro de Convivência do Idoso), que fica na Rua Dr. Anadyr de Moura Carvalho, centro.
Entre as medidas de segurança, o Prefeito Mostarda adiantou que está em processo de licitação pela Prefeitura a compra de totens de monitoramento eletrônico que deverão ser instalados nos ambientes externos das escolas e colégios do município. Os aparelhos têm estrutura para monitoramento com câmeras de 360º, contato sonoro, entre outras funções. Os equipamentos a serem adquiridos fazem parte do projeto de uma Guarda Patrimonial, a qual ficará responsável pelo monitoramento das imagens.