Sobe para 47 o número de macacos mortos encontrados em Contenda

Imagem de vídeo gravado por morador em localidade de Contenda

Segundo dados atualizados divulgados pela Vigilância Sanitária de Contenda, já foram registrados 47 casos de epizootias em macacos no município. Epizootia é o termo usado para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo. Destes 47 casos ou animais encontrados mortos, 7 teriam sido encaminhados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). A Prefeitura ainda aguarda o laudo destas análises, que irão determinar se os animais de fato morreram pelo vírus da febre amarela. Vale lembrar que nos municípios vizinhos de Lapa e Araucária casos de macacos mortos pelo vírus já foram confirmados.

A Vigilância Sanitária orienta a população a comunicar o Departamento de Saúde sempre que houver um caso de epizootia (macaco ou bugio morto) para que sejam tomadas as providências. O contato deve ser feito pelos fones (41) 3625-1451 ou (41) 3625-1013. O Departamento fica na Rua Desembargador Lauro Lopes, 385.

Os macacos não são transmissores da doença e sim vítimas. A Febre Amarela é transmitida pela picada do mosquito infectado, e os macacos, por viverem em regiões de mata, costumam ser os primeiros infectados, assumindo um papel importante de sentinelas, já que acabam indicando a possibilidade da presença do vírus na região.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de tomar a vacina contra a Febre Amarela, que é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Quem ainda não tomou a vacina é orientado a procurá-la na unidade de saúde mais próxima.