Segundo dados atualizados divulgados pela Vigilância Sanitária de Contenda, já foram registrados 47 casos de epizootias em macacos no município. Epizootia é o termo usado para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo. Destes 47 casos ou animais encontrados mortos, 7 teriam sido encaminhados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). A Prefeitura ainda aguarda o laudo destas análises, que irão determinar se os animais de fato morreram pelo vírus da febre amarela. Vale lembrar que nos municípios vizinhos de Lapa e Araucária casos de macacos mortos pelo vírus já foram confirmados.
A Vigilância Sanitária orienta a população a comunicar o Departamento de Saúde sempre que houver um caso de epizootia (macaco ou bugio morto) para que sejam tomadas as providências. O contato deve ser feito pelos fones (41) 3625-1451 ou (41) 3625-1013. O Departamento fica na Rua Desembargador Lauro Lopes, 385.
Os macacos não são transmissores da doença e sim vítimas. A Febre Amarela é transmitida pela picada do mosquito infectado, e os macacos, por viverem em regiões de mata, costumam ser os primeiros infectados, assumindo um papel importante de sentinelas, já que acabam indicando a possibilidade da presença do vírus na região.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de tomar a vacina contra a Febre Amarela, que é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Quem ainda não tomou a vacina é orientado a procurá-la na unidade de saúde mais próxima.
